Hospital da UFBA inaugura Unidade de Alta Complexidade em Hepatologia

Hospital da UFBA inaugura Unidade de Alta Complexidade em Hepatologia

 

No próximo dia 26 de abril a Bahia ganhará um centro de excelência para tratamento de doenças do fígado. Será inaugurado no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) a Unidade de Alta Complexidade em Hepatologia Professor Gilberto Rebouças (Unacoh). Com isso, o Serviço de Hepatologia será ampliado e os pacientes portadores de doença do fígado terão além do atendimento ambulatorial uma enfermaria para internação de casos com alta complexidade, como transplante de fígado. Com recursos do Governo do Estado, através da Sesab, e do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, serão inaugurados 22 leitos, sendo seis destinados para internação semi-intensiva de pacientes com doenças hepáticas graves ou pós-operatórios de cirurgias hepáticas. A nova unidade proporcionará a convivência de hepatologistas clínicos e cirúrgicos em um único serviço, aumentando a eficiência e eficácia no atendimento desses pacientes no Sistema Único de Saúde da Bahia.

Segundo o Prof. Raymundo Paraná, coordenador do Serviço de Hepatologia e responsável pela criação da Unacoh, até pouco tempo os usuários do SUS na Bahia tinham sérias dificuldades para o acompanhamento clínico e cirúrgico, uma vez que o único Centro de Referência em Hepatologia localizado no Hospital Universitário não possuía uma unidade consolidada. Ele ressalta que os serviços de hepatologia são escassos no Brasil, concentrados principalmente no eixo Sul-Sudeste. Frequentemente alguns pacientes são encaminhados para outros centros mais desenvolvidos, distantes do seu domicílio. “A criação de um centro de Hepatologia em Salvador, não só preencherá uma lacuna na assistência no Estado da Bahia, como permitirá o treinamento de profissionais, com forte atuação na formação acadêmica,” afirma Paraná.

A inauguração acontece na próxima segunda-feira (26), às 8h30, na enfermaria 4B, localizada no 4.º andar do Hupes. Estarão presentes o governador do Estado, Jaques Wagner; o secretário de Saúde, Jorge Solla; o reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho; o representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, Eduardo Hage; além de representantes de sociedades, sindicatos e outras autoridades públicas.

 

Compartilhar