HU-UFGD recebe itens médicos apreendidos pela Polícia Federal

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) recebeu na tarde de ontem (5) equipamentos de uso médico de origem estrangeira que foram apreendidos em dezembro do ano passado pela Polícia Federal na região. A mercadoria, em sua maioria de aplicação oftalmológica, é avaliada em aproximadamente 662 mil reais.

Na época da apreensão, a Polícia Federal solicitou a presença de uma equipe do HU-UFGD para auxiliar na identificação técnica dos equipamentos e insumos. Constatado que os itens realmente são de uso hospitalar e se encaixam nas necessidades da instituição em seus procedimentos médicos, foi solicitada pela Polícia à Justiça Federal sua destinação ao HU.

São equipamentos de alto valor como um facoemulsificador, usado em cirurgias de catarata, e auto-refratores, empregados na medição do grau de refração dos olhos, da curvatura córnea e da distância pupilar. Também estão entre as apreensões itens das áreas de fisioterapia, urologia e nutrição, assim como insumos usados em máquinas de raio-X e ultrassonografia, entre outras mercadorias.

Para o momento e em função da celeridade que a área da saúde demanda, o HU-UFGD recebeu da Justiça Federal uma autorização de guarda e utilização dos equipamentos, que serão devidamente doados ao hospital após a conclusão do processo judicial.

Com os produtos em mãos, uma equipe do HU-UFGD composta por engenheiros e profissionais da área médica vai avaliar se os itens estão em condições de serem colocados em atividade e se faltam peças ou insumos para seu futuro funcionamento.

 

 

Bianca Cegati Ozuna
Chefe da Unidade de Comunicação
Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD)