HU-UFPI oferecerá radioterapia em 2019

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é referência para médicos, estudantes e pacientes e se destaca tanto pela formação de profissionais quanto atendimento oferecido à população. A direção do hospital apresentou um balanço, na manhã de segunda-feira (10) do ano de 2018, e os investimentos para 2019. O hospital faz parte da rede credenciada de atenção ao Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento oncológico e oferecerá radioterapia em 2019.

“O HU teve um crescimento desde 2012 e ampliamos os leitos. Implantamos o serviço de oncologia e ampliamos o atendimento de cinco para dezessete tumores malignos, temos uma equipe altamente especializada, temos cirurgias cardíacas e vasculares de média e alta complexidade. Fazemos um atendimento acima do que é proposto por muitos hospitais e já superamos todos os hospitais públicos do estado em atendimento ambulatorial e procedimentos ambulatoriais” garantiu o Superintendente do HU-UFPI, José Miguel Luz Parente. Ele compara o hospital a uma cidade em expansão.

O HU também é referência em atendimento de alta complexidade em cirurgias cardíacas. Hoje são realizadas 19 cirurgias por mês. “Foram quase uma por dia no hospital dentro do atendimento de dias úteis no mês. Isso permite aos alunos o contato com doenças graves, como os casos de câncer”, complementa. A rede oferece do diagnóstico ao tratamento de quimioterapia para cinco tipos de câncer.

Desde 2012, o Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI) adota uma série de medidas para promover o cuidado humanizado. Hoje, o hospital oferta serviços de média e alta complexidade, distribuídos em 32 especialidades médicas, 175 leitos de internação, 15 leitos de UTI e 10 salas cirúrgicas para pacientes do SUS da capital e de outros municípios do interior do Piauí e de estados vizinhos.

Pelo HU circulam cerca de 1200 alunos, tanto de Medicina quanto de outras especialidades na área de saúde, professores, funcionários e também estudantes de outras áreas como de Educação Física, Serviço Social, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Pedagogia, Contabilidade e Administração, que fazem algum treinamento dentro do centro de saúde, ou seja, o hospital está voltado para a formação dos alunos de forma qualificada.

Hospital ofertará mais de 200 vagas para residência

Em 2018, o HU disponibilizou 29 especializações. Em 2019, serão 35 e o número de vagas nas residências médicas chegará a 213. HU possui 35 residências distribuídas nas áreas médicas, multiprofissional, uniprofissional e em Terapia intensiva, que estará em vigor em 2019. A nível de pesquisa, são nove os programas de mestrado e doutorado com atividades realizados no HU.

A Vice-Reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, lembra da importância que a residência tem na vida dos universitários através do HU e que o hospital continuará mantendo o padrão de qualidade tão bem avaliado pela comunidade.

“É fundamental que tenhamos a formação dos alunos nas áreas de saúde e em outras áreas e o HU faz bem isso. Ele é vinculado ao ensino, pesquisa e extensão e nesse sentido continuaremos ampliando a nossa oferta nos programas de pós-graduações. Hoje o HU dispõe de 23 residências médicas e destas 21 acontecem aqui dentro, além das 32 especialidades que hospital oferece. Isso é uma prestação de serviço para a sociedade e temos o ensino num trabalho articulado ajudando na formação de nossos estudantes e médicos nas mais diversas áreas”, suscitou a vice-reitora.

Serviços voltados para cuidado com saúde mental

Os pacientes da rede de atenção básica do SUS são encaminhados pelo sistema Gestor Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). Todos os atendimentos, desde marcação de consultas, atendimentos ambulatoriais (consultas e exames) ou procedimentos de alta complexidade são realizados em parceira com a Prefeitura.

A população avalia os serviços da rede universitária de saúde como satisfatórios. 92% dos pacientes indicam o HU para familiares ou outras pessoas. O índice de satisfação é aplicado tanto para pacientes internados como pacientes ambulatoriais. A ouvidoria do hospital faz o registro e solução de casos e marca o dia em que o paciente deve comparecer na consulta.

O hospital também oferece uma série de serviços voltados à comunidade como núcleo formado por psicólogos e psiquiatras com a finalidade de prevenção e tratamento de transtornos psicoemocionais dos estudantes e o programa de combate ao tabagismo é referência em atendimento ao fumante no estado do Piauí e integra a Política Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), articulada pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Novos investimentos serão injetados no HU em 2019, segundo a direção do hospital, os recursos serão utilizados para a inclusão da rede Telesaúde, aquisição do laboratório de simulação realística e plano de expansão de Radioterapia no SUS-Persus, que está em fase de implantação. A ampliação também prevê a habilitação de Neurocirurgia, além da implantação da unidade coronariana em 10 leitos.

Fonte: Meio Norte