HU/FURG discute adesão à Ebserh

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu na tarde de segunda-feira, 16, mesa de debates sobre a Política do Governo Federal para os Hospitais Universitários (HUs). O evento, que contou com a participação de mais de 300 pessoas no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., buscou apresentar o panorama atual do HU, a situação financeira e discutir a possível adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Ebserh é uma entidade pública de direito privado criada pelo Governo Federal para solucionar o problema de recursos humanos dos Hospitais Universitários e cumprir determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). O Acórdão do TCU exige desde 2008 a substituição de trabalhadores contratos via fundações de apoio. A FURG, no entanto, em razão de Termo de Compromisso assinado com Ministério Público Federal, conta atualmente com a colaboração de 494 trabalhadores vinculados à Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg).

O debate foi iniciado com explanação sobre os serviços prestados pelo HU e os problemas financeiros enfrentados pela Instituição. Conforme os dados apresentados pelo pró-reitor de Planejamento da FURG, Mozart Martins, e o diretor da Faherg, Carlos Weska, a previsão orçamentária do HU para 2014 é de deficit de cerca de R$ 6,8 milhões. Atualmente, 93,99% da receita da Faherg são destinados para a folha de pagamento dos trabalhadores.

A reitora da FURG, Cleuza Dias, após destacar os esforços da gestão em buscar alternativas à Ebserh, mostrou-se preocupada com a manutenção da qualidade do serviço prestado à população e com a formação acadêmica em face da atual situação financeira. “Essa é a alternativa que nos é dada pelo Governo Federal para manter o hospital e não fechar leitos. Vamos nos colocar como gestores responsáveis independentemente do modelo”, salienta.

 O Hospital Universitário

O Hospital Universitário da FURG foi fundado em 1976. Em 1986, criou-se a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg), com o objetivo de administrar recursos e pessoas. Atualmente, a instituição conta com 55 residentes e 1.008 trabalhadores, entre servidores da FURG, da Faherg e terceirizados. No primeiro quadriênio de 2014, foram realizados 76 mil atendimentos. “Atendemos as pessoas desde antes de sua concepção e durante todo o seu ciclo vital. É o maior órgão de interface com a comunidade”, destaca a direitora do HU/FURG, Helena Vaghetti.

Ascom FURG

Dressing Sense for Motorcycle Riders
watch game of thrones online free and please include race and gender

Tampa Bay area talents collaborated for Miami Beach Fashion Week 2012
online games sandals and boots for all different budgets

Play the Game in Style
cheap flights What Do You Need to Be a Graphic

The Alternative Fashion Show 2009
jeux off was wonderful

The Social Security Smoke Screen
games If you shop online

10 Most Expensive Collectibles in the World
kleider Pick the Right Size

Fashion Solutions for Your Body Type
ballkleider two it is possible befits kenneth cole

10 Worst fashion trends 2010
cool math A darker color and neutral color are wonderful casual pants