Husm será primeiro hospital da região a ofertar exame para osteoporose pelo SUS

A Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está finalizando as obras para instalação do seu primeiro aparelho de densitometria óssea, que será pioneiro também na região na oferta de exames, de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A compra do equipamento – usado para diagnóstico de osteoporose – foi anunciada durante a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima, ao Husm, em outubro de 2015. Após a liberação do recurso de R$ 150 mil, o aparelho foi comprado e já está no hospital.

Até o final de fevereiro, a sala que está sendo reformada para recebê-lo estará concluída. Estão sendo instaladas divisórias internas e feitas reformas na rede elétrica. Logo após, técnicos da empresa GE farão a instalação e os primeiros testes. A previsão é que o atendimento ao público ocorra ainda no primeiro semestre de 2016.

“O equipamento será instalado na sala onde fica hoje a secretaria da radiologia, que será realocada em um novo espaço. O local, que fica próximo a sala onde é feito o exame de mamografia, irá facilitar o fluxo do paciente no hospital”, afirma Guilherme Weis, físico-médico, chefe unidade de Diagnóstico por Imagem do Husm

“Esse novo aparelho avalia a densidade óssea do paciente. É importante para várias especialidades médicas do hospital, como a reumatologia, a ginecologia e a radiologia, além disso, o aparelho de densitometria irá beneficiar três programas de Residência Médica que estavam, até agora, tendo que fazer esse treinamento fora do hospital”, explica Elaine Resener, superintendente do Husm.

A densitometria óssea é um exame de imagem feito pelo técnico de radiologia e analisado pelo médico especialista na mesma área. O exame é indolor e leva em média 5 minutos.

“Uma das principais vantagens é a baixa exposição à radiação, realizando exames rápidos de alta resolução e com ótima precisão e reprodutibilidade”, explica Weis.

ASCOM – Hospital Universitário de Santa Maria