HU/UFGD inaugura rede de videoconferência para curso de medicina

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) inaugurou, na semana passada, um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o objetivo de integrar os grupos de pesquisa na área em todo o país, através da infra-estrutura de serviços de informática e comunicação.

A inauguração foi realizada no dia 27 de maio em todo o país, e transmitida por meio de videoconferência entre os hospitais participantes do Rute, incluindo o HU/UFGD. Criada por iniciativa do governo federal, a Rute tem apoio do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da Associação Brasileira de Hospitais Universitários, com coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A rede visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A iniciativa prevê a infra-estrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de Pesquisa e Desenvolvimento das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede deverá promover o surgimento de novas aplicações e ferramentas que explorem mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração à distância para pré-diagnóstico e na avaliação remota de dados de atendimento médico.

A Rute possibilita, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, a Rute leva os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas, exames e segunda opinião.

Atualmente, a rede conta com 76 núcleos de operação e 60 Grupos de Interesse Especial. O HU/UFGD integra o grupo Rute há aproximadamente um ano, com participação em diversos SIGs (Grupos Especiais de Interesse). O Hospital foi contemplado com computadores, data-show, uma televisão 40 polegadas, sistema de vídeo conferência, além de outros instrumentos multimídia para participação do programa.

O projeto Rute no HU-UFGD tem como coordenador o diretor de Educação Superior, Prof. Emerson Henklain Ferruzzi

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: www.rute.rnp.br.

 

 

Ascom UFGD

Gordmans Stores Prices IPO Below Range
watch game of thrones online free One of my favorite comfort foods is homemade soup

Top 9 Users Recommended Home Remedies
free games online golfing clothing

Li Ning shares fell face difficulties Dengjun
games online and tag your spoilers with a spoiler tag

5 Things You Must Do To Attain Financial Freedom Through Forex Trading
forever21 What Is Vintage Furniture

How to Identify Trends for Buyers in Retail Stores
onlinegames There are six complementary colors in the wheel

Why Children learn faster with English Language Games
miniclip A silver buckle and small silver Swoosh provide a nice finish

High Quality Wholesale Fashion Clothing for less price at Asianfashion4u
kleider resulted in iv first discounted may north carolina

Online Shopping For Clothes With Diesel Jeans Brand
cool math though I don know if I could