I Fórum Social da UFSB se inicia em Porto Seguro

A etapa geral do I Fórum Social da UFSB começou nessa quarta-feira (16/09) no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. A Comunidade Indígena realizou seu ritual para abençoar o local e o evento, simbolizando o início do Fórum.

Para dar continuidade, o pró-reitor de sustentabilidade e integração social, Joel Pereira, fez um balanço dos encontros regionais, constatando que houve muitas falas contraditórias entre os segmentos. Percebeu-se a importância desse diálogo como um momento de conversa e entendimento entre os segmentos.

Foi explicado a metodologia dos trabalhos nessa etapa do fórum: todos os delegados, escolhidos nas etapas regionais, elegerão um representante do seu segmento para compor a cadeira do Conselho Estratégico Social da UFSB (CES). O CES é um órgão consultivo, com composição e competências definidas no Estatuto da UFSB.

Compôs a mesa de abertura, Naomar Almeida (reitor da UFSB), Pola Ribeiro (Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura) , Paulo Gabriel Nacif (Secretário da SECADI) e Renato Simões (Secretário Nacional de Articulação Social).

Naomar Almeida relatou sobre o desafio que a universidade trouxe para si, ao tentar unir todos os segmentos para fazerem parte da construção da Universidade, mas da necessidade dessa união para a construção de uma universidade com maior integração social. Pola Ribeiro exaltou seu entusiasmo com a UFSB e da oportunidade de presenciar experiências riquíssimas, ao se construir a universidade de forma transparente, unindo os saberes populares e acadêmicos em um só lugar.

Renato Simões mencionou a importância da ampla parceria com os movimentos sociais. Paulo Gabriel Nacif finalizou constatando que as universidades resistem a mudanças, mas que precisam existir essas transformações para incluir mais brasileiros na educação.

Hoje e amanhã (17 e 18/09) a programação continua com conferências-diálogo, grupos de trabalho por segmento social, atividades culturais, eleição dos membros do CES, e outras atividades.

Simultâneo ao Fórum, está acontecendo o Seminário “Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida – ELV”, do MEC, a e reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)  para a realização do planejamento do encontro anual que acontecerá também no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, ano que vem.

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Sul da Bahia