Ifes abrem inscrições para cursos

Ifes abrem inscrições para cursos

Abertas inscrições para Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Nupeb/UFOP

O Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (Nuped) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abre inscrições para seleção do curso de Mestrado em Biotecnologia, biênio 2011/2012. O exame tem como objetivo selecionar candidatos que comprovem conhecimento e aptidão para cursar o Programa.

O curso de Biotecnologia se divide em duas áreas de concentração: Biotecnologia aplicada a processos e tratamento de doenças (10 vagas) e Genômica e Proteômica (4 vagas). Dependendo da área de concentração escolhida, o trabalho de tese poderá ser executado em Laboratórios Associados ao Nupeb, localizados em diferentes unidades acadêmicas da UFOP ou da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A coordenação do Programa divulga que o curso trabalha com a possibilidade de, pelo menos, 10 bolsas de estudos que poderão ser concedidas em março de 2011. O horário do curso é integral, sendo de dedicação exclusiva para estudantes bolsistas.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar:
– ficha de inscrição (disponibilizada em http://www.nupeb.ufop.br/biotec);
– curriculum Lattes com comprovação;
– três cartas de apresentação (contendo telefone de contato do apresentador – usar modelo do site do Nupeb)
– histórico escolar, com comprovante de conclusão do curso de graduação ou declaração equivalente;
– comprovante de pagamento da taxa de inscrição (no valor de R$80,00), que deve ser paga via Guia de Recolhimento Único (GRU). Para efetuar o pagamento acesse o site www.dof.ufop.br, então entre em GRU – Serviços Educacionais. Preencha a Guia colocando os dados “UG, Gestão e Código” utilizando os parâmetros existentes na parte superior da tela. O campo CPF também é obrigatório. Finalizado o preenchimento, imprima a GRU e efetue o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil.

O período de inscrição vai até 08 de dezembro, podendo ser realizada também por correio (Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas – NUPEB
Campus do Morro do Cruzeiro – ICEB II – CEP 35.400-000), desde que seja respeitada a data limite de postagem (08 de dezembro). A opção da área de concentração do curso será efetuada no ato da inscrição, bem como o projeto de pesquisa de interesse (lista disponibilizada no site do Nupeb).

A seleção se dará em três fases. A primeira, eliminatória, acontecerá em 14 de dezembro, às 8h30, e será uma prova interpretativa da área de biotecnologia, em inglês. Será permitido consultar dicionários e, para aprovação, a nota mínima é 7,0. Na segunda fase, o aluno deverá procurar o orientador do projeto que escolher. Essa fase consistirá na analise de currículo e entrevista, no período de 15 a 21 de dezembro. A terceira fase consistirá em apresentação de seminários, entrevista e análise de currículo com a banca de professores externos ao Programa, e será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro, a partir das 8h30. Todas as fases serão realizadas no campus Morro do Cruzeiro, prédio ICEB II, secretaria do Nupeb.

A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 21 de fevereiro, na Secretaria Administrativa do Nupeb e no site www.nupeb.ufop.br/biotec. As matrículas serão realizadas de 21 a 28 de fevereiro, na Secretaria, e os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos relacionados no Edital. As aulas têm inicio em 14 de março.

Mais informações pelo telefone (31) 3559-1680 ou pelo e-mail biotec@nupeb.ufop.br.


 

UFCG recebe inscrições para Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Aulas serão ministradas no campus de Cajazeiras. São oferecidas 33 vagas.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebe a partir desta quarta, dia 01º de dezembro, as inscrições para o Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, a ser ministrado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras. São oferecidas 33 vagas.

O curso é destinado aos professores que se encontram em efetivo exercício da carreira do Magistério, em sala de aula das escolas públicas da Educação Básica, localizadas na região semiárida brasileira, ou a educadores e educadoras que desempenhem funções de gestão, supervisão ou orientação pedagógica.

As inscrições serão realizadas até o dia 15 de dezembro na secretaria do CFP, em Cajazeiras, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos, cópia da identidade, foto 3×4, formulário de inscrição, diploma ou certidão de conclusão do Curso de Graduação, histórico escolar, comprovante que se encontra em efetivo exercício do magistério ou desempenha funções de gestão, supervisão ou orientação, declaração emitida pela Secretaria de Educação atestando que o candidato está vinculado a escola onde exerce suas funções e currículo acompanhado de documentação comprobatória.

Os candidatos inscritos passarão por uma seleção realizada em quatro etapas: análise da documentação, prova escrita, entrevista e análise do currículo.

A lista com os nomes dos candidatos aprovados será divulgada no dia 30 de dezembro na secretaria do CFP e no portal da UFCG.

As aulas serão iniciadas no dia 25 de fevereiro de 2011.

Confira aqui o edital.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

 


 

Educação em Ciências anuncia seleção para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, em associação entre UFRGS/UFSM/FURG, informa que realizará o processo seletivo para candidatos ao Mestrado e Doutorado. Os documentos necessários para a inscrição e os critérios de seleção, entre outras informações estão no edital contido no site da FURG (www.furg.br).


Inscrições para pós-graduação em Química na UFJFJ vão até dia 10

Avaliado com conceito 5, máximo concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), o Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) está com o primeiro período de inscrições abertas. São 26 vagas para o curso de Mestrado e 11 para o Doutorado. O prazo vai até o próximo dia 10. Podem se inscrever graduados em química ou áreas afins.

Os interessados devem realizar a inscrição na Secretaria do PPGQ, no Instituto de Ciências Exatas (ICE), no Campus da UFJF, das 8h às 13h30, de segunda a sexta-feira. O processo de seleção constará de provas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, entrevista e avaliação em língua estrangeira, para os aprovados nas etapas anteriores. No doutorado, os candidatos passam por análise de currículo e histórico, e da documentação exigida, apresentação de projeto de pesquisa, entrevista e prova em língua estrangeira. A formatação exigida para a apresentação escrita do projeto também é encontrada no site do programa.

Aqueles que desejarem concorrer à bolsa de estudos devem realizar, ainda, prova de conhecimentos gerais. O resultado final será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2011. Antes disso, haverá um segundo período de inscrições, entre 3 e 14 de janeiro.
As áreas de concentração do Mestrado em Química são: Química Analítica; Físico-Química;  Química Inorgânica; Química Orgânica; e Educação em Química. Já a linha do Doutorado é Química, tendo linhas de pesquisa nas diferentes subáreas da disciplina. O PPGQ existe desde 2001, quando foi criado o curso de mestrado.

Para conferir o edital acesse o endereço http://www.ufjf.br/pgquimica/processo-seletivo

Outras informações: www.ufjf.br/pgquimica /  (32) 2102 3310 (PPGQ ICE)

 

Compartilhar