Sul da Bahia terá faculdade federal

Uma reunião com o senador Walter Pinheiro e 22 deputados da Bahia, entre eles Geraldo Simões, com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, professor Luiz Cláudio Costa, confirmou duas universidades federais para o Sul da Bahia.

Serão criadas a Universidade do Sul da Bahia, com sede em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. E a Universidade do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.

Também serão implantados novos campi da Ufba em Camaçari e da Univasf em Senhor do Bonfim. Luiz Cláudio vai fazer outra reunião com a bancada para debater os cursos que serão criados para atender a necessidade regional.

Para Geraldo Simões, “a criação da Universidade do Sul da Bahia é fundamental para dotar a região de profissionais capacitados para ocupar os postos de especialistas e gestores que serão criados pelo complexo intermodal”.

“Eles devem ocupar as vagas geradas pelo crescimento industrial, a retomada da agricultura, crescimento do comércio e turismo, que brevemente dinamizarão a economia”, resume o deputado.

Para Walter Pinheiro, “o anúncio de duas novas universidades, além dos novos campi, significa um grande passo no sentido de resgatar a dívida com a educação na Bahia, resgate que vem sendo promovido pelo governador Jaques Wagner”.