IFMA – Seminário nacional debate o desfaio da inovação na Rede Federal

A abertura oficial do “II Seminário Nacional de Inovação Tecnológica (Senitif)” reuniu ontem, 24, em São Luis, pesquisadores e representantes de Institutos Federais de todo o Brasil. Eles vieram a capital maranhense para discutir o papel da rede federal de educação profissional no desenvolvimento de inovação para o país. O evento acontece até sexta, 27 de setembro.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, falou sobre a dedicação com que a equipe do IFMA trabalhou para preparar o seminário. “Nós organizamos esse encontro com a expectativa de ter um ambiente em que possamos debater, traçar caminhos e segui-los no sentido de alcançar os objetivos da Rede Federal no campo da inovação”, afirmou o reitor.

A solenidade de abertura teve, ainda, a participação do coordenador-geral de Inovação Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Mário Campagnolo. Ele enfatizou a necessidade de aproximar os Institutos das empresas. “O Brasil é um país gerador de conhecimento, mas pouco desse conhecimento tem sido transformado em produtos. Nesse sentido, os Institutos têm papel importante, pois devem atuar como polos de inovação no país”.

Palestra

“O Governo Federal apostou alto na ideia de que a capacidade de inovação tecnológica do Brasil é que vai definir a sua posição no mundo e a Rede Federal está no centro desse processo”. Essa foi a tese principal da palestra ministrada, após a cerimônia de abertura do II Senitif, pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira.

O secretário disse que estava ali com a missão de divulgar esse grande projeto de investimentos na área de inovação para que os gestores, servidores e alunos dos Institutos Federais pudessem agregar ideias e colaborar para a construção coletiva desse projeto. “A Rede Federal pode contribuir muito para o processo de inovação no país, porque ela tem a experiência prática com o mundo do trabalho e com as empresas e, sobretudo, os Institutos interagem com as comunidades nas quais estão instalados”, avaliou Marco Antonio.

O palestrante apresentou os quatro eixos principais da política de inovação do Governo Federal: a Estratégia Nacional de Ciência,Tecnologia e Inovação (ENCTI), o Plano Brasil Maior, o Plano Inova Empresa e a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Esses programas serão responsáveis pelos investimentos na formação de recursos humanos e em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I).

“Esse esforço está sendo feito para que o possamos reduzir a distância entre o Brasil e outros países de porte semelhante ao nosso no que diz respeito à inovação”, explicou o secretário. Ele afirmou que o governo pretende elevar os investimentos dos atuais 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 0,9% em 2015. Entre as áreas prioritárias de investimentos estão petróleo e gás, tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia e aeroespacial.

Segundo Marco Antonio Oliveira, a inovação tecnológica vai ajudar a reduzir as desigualdades sociais no Brasil e vai colocar o país em situação de competitividade no contexto internacional. “Minha fala no Senitif é no sentido de destacar que os Institutos já estão consolidando a fase de expansão e já atuam como fortalecedores dos arranjos produtivos locais. Agora, o grande e novo desafio dos Institutos é inovar”.

Também participaram da mesa de abertura o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, José Ferreira Costa; o coordenador do Senitif, Alfredo Bragança; a secretária de Informação e Tecnologia de São Luis, Tati Lima; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFMA, Fernando Carvalho, a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Natilene Brito; e o deputado estadual Bira do Pindaré.

 

Ascom UFMA

Can a window covers improve a homes value and it’s ‘curb’ appeal
watch game of thrones online free degree in fashion design is good

How To Build Retaining Walls With Natural Stone
games online so he carried a handful of them around one day

When Nude Photographs of Children and Young Girls Are Exhibited
vintage wedding dresses Slimming Fashion Styles for Heavy Women

A Must Have Accessory for Everyone
jeux I contemplated making a self

The Style of New York
miniclip only thought to bring 600 men

6 Unintentionally Hilarious Glitches Hidden in Video Games
kleider I not sure if the third article would properly be titled

The History of Men’s Undergarments
ballkleider it is definitely not

Do you think that you’re now an inspiration to others
cool math approach the