II Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha toma os palcos e as salas de aula da Unirio

II Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha toma os palcos e as salas de aula da Unirio

A excelência da Escola de Música de Karlsruhe da Alemanha desembarca no Rio de Janeiro dando forma e conteúdo à segunda edição do Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, uma parceria entre o Instituto Villa-Lobos da Unirio, a Escola de Música da UFRJ e a instituição alemã. Entre 8 e 22 de setembro, concertos e workshops gratuitos ministrados por professores da Karlsruhe são oferecidos ao público carioca, que ganha mais um evento de qualidade em sua programação cultural. O evento tem a curadoria do Professor Luis Carlos Justi, do IVL, que também coordena o convênio da Unirio com a Escola de Karlsruhe.

Ao longo das duas semanas do Festival, serão oferecidos cursos de extensão universitária para alunos e ouvintes. As aulas serão ministradas por professores da Escola Superior de Música de Karlsruhe (HfmK) e ex-bolsistas brasileiros do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). No Instituto Villa-Lobos da Unirio, haverá cursos de piano e música de câmara com piano; flauta; oboé; clarineta; trompa e música de câmara com sopros; canto; viola; violoncelo; violão. O IVL fica na Avenida Pasteur, 436, Urca. Já as aulas de violino, regência coral, regência orquestral e orquestra serão realizadas na Escola de Música da UFRJ, na Rua do Passeio, 98, Lapa. Para se inscrever, o candidato deve baixar a ficha de inscrição na seção notícias do site da Unirio – http://www.unirio.br – e enviá-la preenchida para o e-mail: projetocultural@unirio.br . O prazo de inscrição se encerra no dia 8 de setembro. Os participantes dos workshops ganham um certificado de participação no fim do curso.

Programe-se

A Sala Villa-Lobos, a Sala Alberto Nepomuceno e a Sala Cecília Meireles serão os espaços onde renomados músicos alemães e brasileiros darão concertos gratuitos como parte da programação do II Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha. Também estão programadas palestras e apresentações dos alunos dos workshops, que serão divulgados no site da Unirio ao longo do evento. A abertura da programação musical será um concerto do Quinteto de Sopros, de integrantes do Quarteto de Cordas da Escola de Karlsruhe e da pianista Jovana Nikolic. Os músicos se apresentam no dia 8 de setembro, às 18h, na Sala Villa-Lobos. No concerto de abertura, obras de Mozart, G.Ligeti, B. Bartok e F. Poulenc.

No dia 16 de setembro, às 17 horas, na Sala Alberto Nepomuceno, o compositor Marlos Nobre fará uma palestra sobre sua trajetória de 50 anos como músico, suas obras e os caminhos da composição musical na atualidade. Marlos também vai executar algumas de suas obras e atenderá às dúvidas do público. A palestra ocorre na Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436 – Urca). Nascido no Recife e radicado no Rio de Janeiro, ele é um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade.

No dia 20, às 17h, na Sala Cecília Meireles, ocorrerá o concerto final da Orquestra do Festival, sob a regência do maestro Jamil Maluf, que terá como solista o violinista alemão Albrecht Breuninger, professor de violino na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. O programa terá obras de Villa-Lobos, Mendelsohn e Brahms.

Fechando o II Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, no dia 22, às 17 horas, na Sala Villa-Lobos da Unirio, o recital de despedida do Brasil da pianista Gabrielle Althoff, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A apresentação contará com a participação especial de professores alemães e brasileiros, como Fany Solter, Michael Ühde, Miguel Rosselini, Celina Svrzinsky e Miguel Proença.

Compartilhar