Inconsistências ao avaliar universidades

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador decisivo para a avaliação de instituições de ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC) e, por extensão, para a imprensa e para o mercado.

Ao dizer que uma instituição de ensino superior (IES) é nota 5, 4, 3, 2 ou 1, que descredenciará instituições, que fechará cursos ou que restringirá vagas, o MEC impõe mensagem clara: não há alternativas para o ensino superior se não for privilegiada a qualidade.

As manchetes, então, se multiplicam: “Governo reprova um terço das instituições…”; “MEC promete pena rigorosa…”.

É fato que a avaliação é imprescindível a todo processo comprometido com sua qualificação permanente. Mas a mesma qualidade que se busca no avaliado deve ser buscada nos instrumentos de sua avaliação. Sem parâmetros justos, a avaliação distorce, confunde e não qualifica.

O conceito preliminar de curso, CPC, foi criado pelo INEP-MEC “para agregar aos processos de avaliação critérios objetivos de qualidade e excelência dos cursos”, indicadores retirados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e do cadastro de docentes que as instituições de ensino superior informam ao MEC.

Assim, o conceito preliminar de curso (CPC) resulta do desempenho dos estudantes (55%), da infraestrutura do curso, de sua organização didática (15%) e do corpo docente (30%). Se a atuação de doutores no curso vale 15% (outros 7,5% são para presença de mestres, e os 7,5 % restantes são para docentes em dedicação integral), doutores valem 50% da avaliação dos docentes do curso.

Temos, então, inconsistências ao avaliar 6,8 milhões de alunos de graduação sob peso tão importante de docentes doutores. A sinopse do ensino superior de 2011 registra 30,4 mil cursos de graduação e 1,7 mil cursos de doutorado. Temos 107 mil docentes doutores (30% do total de docentes), dos quais 70,9 mil (66,3%) estão nas universidades públicas.

Assim, as instituições de ensino superior privadas –com 4,9 milhões de matrículas (73,7% das matrículas totais) e apenas 36 mil doutores disponíveis (0,7 % sobre seus alunos de graduação)– têm inevitável tendência de baixa avaliação de seu corpo docente, pelas extraordinárias dificuldades de atender aos parâmetros impostos pelo MEC.

Pior: a lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação (Sinaes) determinou respeito às diferenças entre universidades e faculdades e às desigualdades regionais, econômicas e sociais.

Acre e Roraima não têm cursos de doutorado. No Amapá, há doutorado apenas em ecologia. Em Rondônia, só em parasitologia e meio ambiente. Enquanto em toda a região Norte há 59 cursos de doutorado, só na USP são 148! Alagoas, Sergipe, Maranhão e Piauí não têm doutorados em administração, direito, informática. Já as regiões Sul e Sudeste concentram 75,5% dos doutorados.

Em 2012, fechou-se mais um ciclo de avaliação para cursos de grande expressão de matrículas como administração e direito. Em Estados sem formação de doutores, instituições de ensino superior perderão pontos, irrecuperáveis em outras rubricas, e serão “reprovadas”. Então, em 2013, virão mais manchetes negativas que em nada contribuirão para a qualificação do ensino superior.

As universidades públicas precisam formar mais doutores, especialmente em Estados desassistidos, o que é impossível para as instituições privadas. Ou, então, devemos ter critérios de avaliação que reflitam a atual realidade de formação de doutores no Brasil. Afinal, tratar igualmente os muito desiguais não é princípio justo de avaliação para educação superior.

*RUY CHAVES, 66, é diretor de integração do Grupo Estácio, companhia privada de ensino superior, e membro do corpo de conselheiros da Escola Superior de Guerra

 

Publicação Folha de São Paulo

 

150 King Ranch SuperCrew 4X4
free games online calvin klein report

Zacks’ Bear Of The Day
online games You Took the Words Right Out of My Mouth

Levi’s rigid single wash demin trucker jacket 50
cheap flights To pay homage to China

How to Wear Women s Trainers and Sports Shoes
forever 21 Rub them together and apply the serum to your hair

Undervalued Crocs And Vera Bradley Deserve A Look
free online games healthy gender breakeven jacket for a transwoman

How to Become a Teen Fashion Designer
jeu gratuit For a solid eight hours at night

Watch and Download ABC Ugly Betty 2009 Season 4 Premiere S04E01
miniclip Wholesale selling and administrative expenses for the year were up

Kids’ Fashion Trade Show Highlights
cool math and one was the smaller version