Indicador do MEC coloca universidades federais entre as 10 melhores do país

Das dez melhores universidades do Brasil, nove são instituições federais. É o que aponta o índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo MEC. Num total de 1.837 instituições superiores cadastradas (universidades, centros universitários e faculdades), 78,8% tiveram IGC calculado pelo Inep. Das 173 universidades avaliadas, em primeiro lugar está a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com 439 pontos, de uma escala que vai de 0 a 500, seguida da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com 425 pontos, e da Universidade federal de Viçosa, que está em 3º lugar com 417 pontos. Nenhuma universidade conseguiu alcançar os 500 pontos.

Esta é a primeira edição do IGC, indicador de qualidade das instituições de educação superior, onde estão sintetizadas, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuidos nos campi e municípios onde a instituição atua. Com o novo indicador, torna-se possível fazer análises comparativas de desempenho por organização acadêmica, por UF e região geográfica e por categoria administrativa (federais, estaduais, municipais e privadas)

Para o cálculo do IGC, o Inep utiliza a média dos conceitos preliminares dos cursos (CPC) da instituição, componente relativo à graduação, e o conceito fixado pela Capes, para a pós graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino ( graduação, mestrado e doutorado).

 Nesta edição foram utilizados os CPCs do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007.  A nota da Capes é a referente à avaliação do triênio 2004-2006. Em sua composição, o IGC também considera infra-estrutura, instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente da universidade.

Esse novo indicador será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre após a apresentação dos resultados do Enade e do CPC.  As instituições que ainda não tiveram seu indicador calculado, em geral, são instituições novas que não possuem concluintes em seus cursos.

Confira o rancking das instituições federais: