Inep divulga lista de participantes do Enem 2010 aptos para certificação do ensino médio

RIO – Cerca de 110 mil pessoas com mais de 18 anos (na data da prova do Enem 2010, realizada no início de novembro do ano passado) estão aptas a obter a certificação do ensino médio. Ao participar do Enem, com esse objetivo, elas obtiveram os 400 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas e 500 na redação.

A relação dos candidatos com avaliação suficiente para conseguir a certificação está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. A consulta pode ser feita por estado e município. O sistema de consulta facilita o processo de matrículas dos participantes que venham a ser aprovados em processos seletivos diversos. Isso porque o cronograma de matrículas e o recebimento formal do diploma podem apresentar datas diferentes.

Desde 2009, a certificação para o ensino médio ocorre por meio da prova do Enem. A emissão do certificado, porém, é de competência das secretarias estaduais de educação. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem.