Inep não esclarece tamanho real da abstenção no Enem

Inep não esclarece tamanho real da abstenção no Enem

O índice de abstenção deste domingo no Enem, divulgado pelo Inep, não esclarece uma questão relevante: afinal, quantos dos 5,3 milhões de inscritos compareceram nos dois dias de prova?

O órgão do Ministério da Educação informou apenas que, neste domingo, faltaram ao exame 27,6% do total de inscritos. No sábado, foram 25,29%.

Como não se sabe se os ausentes do sábado são os mesmos de domingo, é uma incógnita o número de participantes que fizeram o teste nos dois dias.

São eles – e somente eles – que poderão disputar vagas em universidades federais, pelo Sisu, e bolsas do ProUni, além de obter certificação plena de ensino médio, no caso de jovens e adultos que cursaram o ensino médio em supletivos.

Pelo índice de abstenção do sábado (25,29%), é possível saber que 1,3 milhão de inscritos deixaram de comparecer. Portanto, estão fora da disputa.

Resta saber quantos participantes, dentre os que fizeram o teste no sábado, faltaram neste domingo. Aí teremos o índice completo de abstenção.

Para complicar, o Inep divulgou ainda uma tal de abstenção média geral, de 26,4%, que mais desinforma do que esclarece qualquer coisa.

Para chegar a esse índice, o instituto somou o percentual de ausentes do sábado (25,29%) com o de domingo (27,6%) e dividiu por dois. O resultado foi uma “abstenção média” de 26,4%, menor do que os 28% registrados em 2010, seja lá o que isso quer dizer.

Compartilhar