Inep requisita apoio da Andifes nas inscrições do novo Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) solicitou, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) o apoio das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) no processo de inscrição para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o exame começaram no dia 15 de junho e, como serão realizadas exclusivamente pela internet, o Inep pediu a colaboração das Ifes no sentido de disponibilizarem terminais equipados com máquinas adequadas para os estudantes realizarem a inscrição.

Criado em 1998, o Enem agora agrega novas funções. Além de certificar o Ensino Médio, o Ministério da Educação (MEC) propôs que, a partir de uma reformulação do antigo exame, ele seja usado total ou parcialmente como processo seletivo das Ifes, em substituição ao vestibular tradicional. Depois de intensas discussões, no dia 29 de abril a Andifes divulgou posicionamento apoiando o esforço na superação do atual modelo seletivo de acesso à educação superior, desde que resguardada a autonomia de cada universidade decidir pela adesão, considerando sua realidade institucional.

De acordo com o Inep, realizar as inscrições para o novo Enem somente pela internet é um desafio, visto que em alguns lugares o acesso à tecnologia ainda é restrito. Porém, o Instituto justifica que o método é necessário para garantir a execução dos prazos para liberação das notas do Exame e pede o apoio das Ifes na viabilização do processo.

Os estudantes podem se inscrever até às 23h59 do dia 17 de julho no endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao.