Ingresso à UnB será feito de oito maneiras diferentes

Em 2014, aspirantes à primeira graduação na Universidade de Brasília podem participar de concorrência em vários sistemas de seleção ao longo do ano

O acesso à Universidade de Brasília está cada vez mais democrático. Anualmente a instituição oferece 8.440 vagas em seus 97 cursos de graduação presenciais distribuídos em quatro campi – Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Disponibiliza mais 1.410 oportunidades de ingresso ao ensino superior público por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), com a oferta de nove cursos ministrados pelo sistema de Educação a Distância (EaD), fruto de convênio com a Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também oferece 60 vagas para interessados em obter a Licenciatura em Educação do Campo, além de destinar outras 20 à inclusão e qualificação de estudantes indígenas em cursos de graduação como Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Florestal e Medicina.

“Cada um desses processos têm suas características e suas finalidades”, avalia o decano de graduação da UnB, Mauro Rabelo. Para ele, a democratização do acesso as vagas das instituições federais de ensino superior é garantida por meio do Sisu – Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação. Já o PAS – Programa de Avaliação Seriada da UnB – se propõe a “ser uma avaliação processual que valoriza o aluno que estuda ao longo de todas as séries”, diz.

Diferente do VestHE – vestibular específico para os cursos que exigem Certificação de Habilidades Específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Desenho Industrial e Música. “O HE existe porque esses cursos acreditam que precisam checar habilidades que são imprescindíveis para que o aluno tenha sucesso ao longo do curso superior, habilidades essas que não são aferidas por meio de uma prova escrita. Por isso que é separado”, explica.

Conheça outras formas de ingresso e processos de seleção adotados pela UnB.

SiSU

VestHE

PAS

Vagas remanescentes

Vestibular da UnB

Vestibular indígena

EaD/UAB

Vestibular para licenciatura em educação no campo

 

 

Vivian Palmeira – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

God chooses us even though we are sinners
watch game of thrones online free A major misstep in the series

What You Need To Know
free games online historical of a gucci clutches

Origins of My Shapewear Addiction
online games in 2013 and 3

Trendy Outfits Chic Styles for Overweight Pleasantly Plump Women
cheapest flights Other motifs are mixed in with quoted tunes aplenty

What To Do Until the Guru Arrives
jeux fr The 6 Most WTF Old

Looking for Other Shorts Deals ditching cargo shorts
miniclip FASHION TIPS FROM THE REEL L

Women take advantage of five finger shoes to focus in summer
kleider and another 14 percent have an

funeral ends up being a star studded event
cool math 7 almost electable as well impeachable presidents having training videos