Inscrições abertas para pós graduação, mestrado e doutorado

Inscrições abertas para pós graduação, mestrado e doutorado

Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural do campus Araras da UFSCar recebe inscrições na seleção 2011

Mestrado é voltado à busca de novas perspectivas para a produção sustentável de alimentos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de novembro

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR), oferecido no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da UFSCar, está com inscrições abertas no processo seletivo 2011. O prazo para a realização das inscrições é até o dia 19 de novembro. O curso de mestrado, que teve início em 2006, tem como objetivo a introdução de uma nova perspectiva em relação à produção de alimentos, além da avaliação e implantação de agroecossistemas sustentáveis, baseados nos conceitos da Agroecologia. O curso está relacionado também às estratégias alternativas de desenvolvimento rural e suas perspectivas políticas. O Programa conta com quatro linhas de pesquisa: “Controle biológico”, especialmente destinado às pragas da cana-de-açúcar; “Diversidade de Microorganismos Endofíticos e sua Aplicabilidade em Agroecossistemas”; “Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas e Gestão Ambiental”; e “Sistemas de Produção Agroecológicos”. Podem candidatar-se ao processo seletivo portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento, desde que seu projeto de pesquisa esteja afinado com as propostas e linhas de pesquisa do Programa. A ficha de inscrição e o edital com as informações completas podem ser acessados em www.cca.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo email ppgadr@cca.ufscar.br ou pelo telefone(19) 3543-2582.

UFPR abre inscrições para bolsas de pós-doutorado

Podem concorrer doutores de qualquer área

Estão abertas as inscrições para a Bolsas Reuni de Assistência ao Ensino – Nível Pós-Doutorado da Universidade Federal do Paraná. O processo seletivo para concessão de Bolsas de Pós-Doutorado no país para docentes da UFPR e também doutores sem vínculo definitivo com a instituição tem como objetivo estimular o desenvolvimento, no âmbito dos programas de pós-graduação, de propostas vinculadas ao Projeto de Reestruturação e Expansão da UFPR.

Existem vários requisitos a serem seguidos pelos candidatos. Entre eles, ter apresentado solicitação de bolsa de pós-doutorado do mesmo projeto para agências financiadoras, ou justificativa de impossibilidade de submissão por parte das agências; ter obtido o título de doutor há pelo menos 05 (cinco) anos; não ser aposentado, estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja este aprovado; dedicar-se integralmente às atividades do projeto durante a vigência da bolsa e fixar residência no local sede da instituição de destino. Além disso, não acumular o benefício com outra bolsa de qualquer natureza e apresentar projeto de pesquisa acadêmica, elaborado em comum acordo com o supervisor de pós-doutorado e de acordo com o edital, para apreciação pelo Comitê Gestor de Bolsas Reuni e pelo Programa de Pós-Graduação da UFPR da área de atuação pretendida.

Para saber outros detalhes e os documentos exigidos para a inscrição, basta consultar o edital, que está disponível em http://www.ufpr.br/reuni/. Mais informações são obtidas pelos fones 3535-6202 e 3535-6206.

UFRN – Pós-graduação em Antropologia continua com inscrições abertas para mestrado

Continuam abertas as inscrições para o mestrado do programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As inscrições poderão ser realizadas até o dia cinco de novembro, na secretaria do PPGAS, na sala 119 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

São oferecidas 12 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa: Processos Sociais, Cultura e Identidades; Rituais e Simbolismo. A prova escrita será realizada no dia 22 de novembro, às 8h. A prova de proficiência (inglês e francês) e arguição do anteprojeto ocorrerão, respectivamente, nos dias 23, 25 e 26 de novembro. O resultado final do processo seletivo será conhecido no dia 29 de novembro.

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social tem como objetivo a expansão da Antropologia na UFRN, por meio de quatro grupos de pesquisa específicos na área de formação do corpo docente: CIRS – Cultura, Identidade e Representações Sociais; GCS – Gênero, Corpo e Sexualidade; GECP – Grupo de Estudos sobre Culturas Populares, e NAVIS – Núcleo de Antropologia Visual. O modelo de curso de mestrado do PPGAS estimula a formação teórica em Antropologia e privilegia uma reflexão criteriosa sobre diversos métodos de pesquisa antropológica.

UFRN – Abertas inscrições para Pós-graduação em Neurociências

O Programa de Pós-graduação em Neurociências (PGNeuro) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está selecionando candidatos para o curso de Pós-graduação. São dez vagas para mestrado e dez para doutorado. As inscrições vão até o dia 21 de novembro.

As inscrições estão sendo feitas na Secretaria do PGNeuro, localizada no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), na Rua Prof. Francisco Luciano de Oliveira, 2460, Candelária, Natal – RN. O candidato precisa ainda entregar ou enviar os seguintes documentos: formulário de inscrição disponível no site http://www.posgraduacao.ufrn.br/neurociencias; Currículo Lattes; cópia da carteira de identidade e CPF e diploma de curso superior válido no Brasil.

Considerado pólo nacional de pesquisas de ponta em Neurociências, o IINN-ELS desenvolve estudos em Neurobiologia de Sistemas e Cognição, Neurociência Computacional, Neuroengenharia, Neuroproteção e Neurobiologia Celular e Molecular. Outras informações pelo email pgneuro@reitoria.ufrn.br.

Compartilhar