Inscrições abertas

Inscrições abertas

UFRPE

Novo Mestrado em Tecnologia e Gestão em EAD inscreve até dia 20/12

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a  Distância da UFRPE, pioneiro no Estado, está com inscrições abertas  até o dia 20 de dezembro. Os interessados em concorrer a uma das 15  vagas do Mestrado devem realizar inscrição pessoalmente ou por meio de  procuração, na coordenação dos Programas de Pós-Graduação da  Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG / PRPPG), localizada no 1° andar do prédio administrativo da UFRPE.

Os candidatos devem possuir formação na área deste Programa ou áreas  afins, em instituições reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  A documentação exigida para inscrição e outras informações estão disponíveis no edital que se encontra no site do Programa: http://www.ead.ufrpe.br/ppgteg.
Essa proposta de Mestrado surgiu no momento em que se observou uma  grande oferta de diversos cursos na modalidade a distância no Brasil. Em contrapartida, há uma crescente demanda por profissionais com qualificação específica para atuarem como gestores, professores, desenvolvedores, pesquisadores e demais funções envolvidas no contexto da Educação a Distância.

Mais informações: 3320.6103/6489 ou no site: http://www.ead.ufrpe.br/

Abertas as inscrições para curso gratuito de Arquitetura da Paisagem

Seguem até o dia 5 de janeiro as inscrições para o curso gratuito de Arquitetura da Paisagem, promovido pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão Sobre Desastres da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ceped/UFRPE). As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (13/12), devendo ser realizadas na sede do Ceped/UFRPE, localizado na Pró-reitoria de Atividades de Extensão, das 8h às 17h.

O curso tem carga horária total de 90 horas, sendo realizado de 11 a 22 de janeiro de 2011j, com aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas para os diversos públicos interessados. As aulas serão ministradas na quadra de esportes do Diretório Central dos Estudantes, que fica por trás do Restaurante Universitário, no campus de Dois Irmãos.

De acordo com os organizadores, o curso de Arquitetura da Paisagem tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a dinâmica ambiental a partir da vivêmcia com a modelagem de espaços vivos. “A ideia surgiu da falta de conhecimento das pessoas sobre a formação e a composição da paisagem que nos cerca”, ressalta o professor João Gilberto de Farias Silva, coordenador do Ceped/UFRPE. “A paisagem é algo que transformamos diariamente sem termos uma noção das consequências e sem, tampouco, pensarmos em seu planejamento”, enfatiza.

Segundo João Gilberto, numa avaliação de escala, o planeta Terra é o somatório das interferências antrópicas e se faz necessária a integração de diferentes áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar e associada à práxis socioambiental. Neste sentido, o curso encontra no paisagismo uma ferramenta didática capaz de integrar noções de disciplinas como botânica, ecologia, geografia física, artes plásticas (arquitetura, desenho, pintura, escultura etc.), matemática, física e química. O curso dará ênfase à ótica de junção teórico-prática aplicada ao conhecimento e à preservação do planeta.
O curso de Arquitetura da Paisagem é indicado especialmente àqueles que desejam estimular voluntários a colocar em prática a recuperação de áreas degradadas.

Maiores informações: 3320.6065.

Inscrições abertas para pós-doutorado em agronomia

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Melhoramento Genético de Plantas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) selecionará um doutor para receber bolsa referente ao edital MEC/CAPES e MCT/FINEP Programa Nacional de Pós-Doutorado.

As inscrições estarão abertas até 12 de dezembro de 2010. Os interessados deverão enviar a carta de intenção e o currículo Lattes para os e-mails: vloges@yahoo.com/dimas@depa.ufrpe.br
Os critérios adotados para a seleção do bolsista serão a avaliação do seu currículo Lattes e de uma carta de intenção, na qual estarão expostas as razões para concorrer à bolsa. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de dezembro deste ano.

O edital de seleção está disponível no site da UFRPE (www.ufrpe.br).

Mais informações pelo telefone: 3320.6250


UFSCar

Campus Araras da UFSCar oferece especialização voltada ao Setor Sucroenergético

Interessados devem inscrever-se até o final de janeiro

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até o final de janeiro de 2011, para o curso de Especialização em Gestão da Produção Sustentável do Setor Sucroenergético. O curso é voltado aos portadores de diploma em Engenharia, Administração, Economia, Biologia, Sociologia e áreas afins. O modelo da ficha de inscrição e mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico http://blog.cca.ufscar.br/gps.

Um dos objetivos do curso é fornecer conhecimentos necessários à capacitação de profissionais, para que atuem no gerenciamento das questões ligadas à produção e à sustentabilidade do setor sucroenergético. As aulas serão ministradas em sábados alternados no campus Araras da UFSCar, com um total de 360 horas presenciais, oferecendo as seguintes disciplinas: “A cultura da cana-de-açúcar”; “Abordagem econômica do setor sucroenergético”; “O entorno da cultura da cana-de-açúcar”; “A indústria do setor sucrenergético”; e “Abordagem sociológica do setor sucronergético”.

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular e o aluno selecionado será comunicado por e-mail. A data e o local da matrícula serão definidos posteriormente e será necessário que os candidatos apresentem os documentos relacionados na página eletrônica do curso, em http://blog.cca.ufscar.br/gps/inscricao/.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail dtaiser@cca.ufscar.br ou pelo telefone (19) 3543-2614.

Compartilhar