Inscrições para o Enade começam hoje

Começam hoje (01/08) as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. As instituições de ensino superior (IES) devem inscrever todos os alunos habilitados, ou seja, aqueles ingressantes e concluintes em situação regular.

Serão considerados ingressantes os estudantes que até o dia 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que até essa mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso.

A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília). Neste ano serão avaliados os cursos das áreas de engenharias e licenciaturas, os mesmos que fizeram o Enade pela primeira vez em 2005.

Os cursos que farão prova esse ano são os de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

O prazo de inscrições termina no dia 31 de agosto. Após esse período o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará uma seleção dos alunos que serão submetidos às provas. A lista com os selecionados será divulgada a partir do dia 26 de setembro e até o dia 20 de outubro estarão disponíveis os locais de aplicação das provas.

É mportante lembrar que os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do exame deverão regularizar a situação participando do Enade 2008.

O Enade é um processo que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula, suas habilidades e competências e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).