A Andifes e o compromisso com o Brasil

A ANDIFES – Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – realiza nesta semana, dias 14 e 15 de maio, uma importante reunião de reitores das instituições federais de ensino superior do Brasil, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Como ex-presidente desta entidade e tendo tido a oportunidade muito rica de participar da mesma durante oito anos, enquanto reitora, quero hoje de público, expressar o meu respeito e crença no papel desta entidade no fortalecimento e construção de um verdadeiro sistema público de educação superior em nosso país. Quero, primeiro, agradecer o convite que recebi de sua direção para, depois de quase 10 anos, participar de uma de suas reuniões nacionais, na condição de professora titular da UFRGS.

Mas, mais do que isso quero saudar a ANDIFES pelo fato de colocar como tema central de suas discussões a questão de autonomia das universidades. Tema este sempre atual e, hoje, esquecido em nossas instituições universitárias. Digo isto, como parte da comunidade acadêmica e participante do dia-a-dia institucional de uma universidade – a UFRGS.

Mas, qual autonomia? Certamente a concepção de uma autonomia que sustenta a natureza fundacional da Universidade cujas raízes a fortalece como uma instituição capaz de se aperfeiçoar, de enfrentar desafios e a força do tempo e do espaço, mantendo o seu papel de liderança e antecipadora de ações.

Uma autonomia capaz de solidificar a educação como bem público, o conhecimento como patrimônio social. Educação e conhecimento que sempre tiveram e, hoje, mais do que nunca, tem uma importância estratégica para o desenvolvimento das nações. Uma educação superior pública de qualidade capaz de gerar compromissos e mobilidade social: uma educação que inclui, que forma cidadãos, que produz riqueza moral, identidade e valores. Uma educação pública que é muito mais do que uma rubrica do orçamento, um número a representar a sua expansão, um dado quantitativo de seu crescimento. Mas, uma educação que é parte estratégica de um projeto social e de um projeto de nação: de uma nação que, com sua língua, sua cultura, suas artes, técnicas e ciências, sempre aberta para o universal, quer ser soberana e singular no conjunto das nações.

Sem dúvida, vivemos um momento ímpar onde uma vez mais se coloca a oportunidade do Brasil disputar um espaço no cenário internacional. Não podemos disperdiçar esse tempo precioso. E, neste cenário as Universidades tem papel fundamental produzindo conhecimentos, difundindo inovadoras tecnologias e disponibilizando recursos humanos capazes de nos fazer cada vez mais orgulhosos, mas também comprometidos com a ampliação de feitos como a Petrobras, a Embraer e sobretudo cientes da grandeza e responsabilidade de quem detêm em seu território a riqueza que representa para um planeta sustentável social e ambientalmente que é a Amazônia. Que saibamos também romper a atraso em relação a outros países. Ainda, transportamos nossos alimentos atravessando o país em caminhões. Nossas cidades estão paralisadas por carros. Ainda, infelizmente, convivemos com o analfabetismo quando este mal há muito tempo deveria ter sido superado. São grandes desafios do país, são nossos desafios maiores.

Esses, dois eixos – autonomia e projeto de nação – foram sempre centrais nas discussões da ANDIFES. Só eles, considerados numa perspectiva histórica de longo prazo, para além de governos, sustentadores das suas ações, são capazes de dar pertinente significado e efetividade a programas, propostas, ações, reivindicações e compromisso para a Universidade Brasileira.

Wrana Panizzi –   Professora Titular da UFRGS/ Reitora da UFRGS  (1996 – 2004)/ Presidente da ANDIFES  (2003 / 2004).

 

Shirtless David Beckham gives fans glimpse of new H bodywear
cheap bridesmaid dresses We have gotten a prom dress

A Perfect Selection For Those Delicate Fingers
forever 21 sought after birthday party innovations about 9

JCPenney debuts exclusive holiday collections
onlinegames All active Fashion Club members are eligible to apply for a

Automotive Direct Marketing Social Media Expert Tips
jeux Levis is a good brand

Wear 1 Simple Plus Size Body Shaper Instead Of 3
miniclip If you’re wearing seamed stockings

Sephora at Regency Square in Richmond
kleider Should petite women buy

The Changing face of fashion
ballkleider East Valley Institute of Technology and the Mayo Clinic

Selena stuns in Calvin Klein and D for Harper’s Bazaar
games panache tips for jogging shoes