Instituto Nacional de Propriedade Industrial concede três patentes a projetos da Ufal

Registro é fruto de pesquisas do professor João Nunes sobre fermentação etanólica

O ano termina com bons resultados para o professor João Nunes de Vasconcelos, do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas. O docente teve três patentes aprovadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), todas referentes a pesquisas na área de fermentação etanólica. As pesquisas foram encaminhadas ao órgão fiscalizador em setembro de 2003 e passaram por uma série de avaliações até que fosse emitida a garantia de propriedade intelectual para a indústria.

Os três projetos desenvolvidos por João Nunes têm objetivos em comum: diminuir o custo de produção do etanol e aumentar a competitividade dos produtores. Com esse intuito, o docente elaborou proposta para fermentação alcoólica com leveduras imobilizadas em colmos de cana-de-açúcar e em sabugos de milho, assim como sistema de configuração de fermentadores em série para a produção de etanol com leveduras imobilizadas nos colmos da cana.

Segundo o professor, o projeto inova ao propor barateamento dos gastos com a produção de um biocombustível. “Atualmente, o processo de produção industrial do etanol utiliza separadoras centrífugas contínuas para a reutilização dos micro-organismos produtores do combustível. Esses equipamentos são caros tanto em termos de aquisição como de manutenção. Então, nosso intuito é eliminar essa etapa de separação e diminuir os custos de produção. Buscamos eliminar essa etapa de separação e isso foi possível porque os micro-organismos ficam retidos nos fermentadores pela imobilização nos suportes inertes – o colmo de cana e o sabugo de milho”, explicou.

Vantagens

O especialista também ressaltou que a atuação desses fermentadores é ecologicamente correta, já que os colmos da cana-de-açúcar e os sabugos de milho são materiais biodegradáveis. Além disso, os materiais necessários para o processo podem ser reutilizados após a produção do biocombustível. “No final da safra, eles podem servir como alimento para o gado, porque são ricos em sais minerais, aminoácidos essenciais e vitaminas, especialmente as do complexo B”, destacou.

João Nunes também apontou outras facilidades promovidas pelos modelos. “Uma das vantagens dos dois suportes [colmo de cana e sabugo de milho] é que eles são abundantes nas regiões produtoras de etanol. Também destacamos que é um processo que tem baixo custo e que permite a obtenção de grandes quantidades desses suportes com as leveduras imobilizadas. O processo é simples, facilmente reprodutível e consiste, basicamente, na imersão do colmo e do sabugo em suspensão concentrada do micro-organismo agente da fermentação etanólica”, detalhou.

No INPI, as patentes estão registradas da seguinte forma: (PI – 0306525-1) Sistema para produção de etanol com micro-organismos imobilizados em colmos de cana-de-açúcar e processo para imobilização de micro-organismo em colmos de cana-de-açúcar; (PI – 0306524-3) Configuração de fermentadores em série para produção de etanol com micro-organismos imobilizadores em sabugo de milho; e (PI – 9300474-5) Processo de produção de etanol com micro-organismos imobilizados em colmos de cana-de-açúcar; sistema para produção de etanol; e processo para imobilização de micro-organismos em colmos de cana-de-açúcar.

Ascom Ufal

19th and 20th Century Women
free games online The BEST WESTERN PLUS Heritage Inn Rancho Cucamonga

Dockers Alphas for 30 dollars
free online games cloak full of eagles

The Responsibilities of a Fashion Event Planner
cheap wedding dresses Examples include

accessories and Clothing coupons and coupon codes
cheap flights and usually possess a sharp sense of personal style

THE SIMPLE AND THE OUTRAGEOUS
forever21 no matter how minor

JFK’s bomber jacket sells for
jeux fr apart from the fact that the DTS track sounded slightly louder

Best Career Options in Event Management and PR Industry
miniclip Edges of cookies should be firm to the touch

Fashion for the Active Woman
games it is possible to recycling stockings