Joana Guimarães toma posse como reitora da UFSB

A professora Joana Angélica Guimarães da Luz tomou posse como reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, em cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC) na manhã dessa quarta-feira (20). A nomeação já havia sido assinada pela Presidência da República em 24 de maio.

Joana Guimarães foi vice-reitora na gestão anterior e permaneceu pró-tempore do início das atividades da instituição até a consulta.

A reitora dará posse ao vice-reitor, professor Francisco Mesquita, no próximo dia 5 de julho de 2018, na sede da Reitoria da UFSB.

Ao cumprimentar a reitora recém-empossada, o ministro destacou a importância da UFSB para o desenvolvimento regional. “A universidade tem uma referência muito grande em formação de professores, no processo de continuidade, de olhar para o desenvolvimento de uma região importante do Brasil, como o sul da Bahia. Assim, é um momento importante ter a nova reitora olhando para frente, investindo dentro da universidade e olhando para o desenvolvimento da região”.

Prestigiaram a posse os reitores José Arimatéia (UFPI), Cleusa Dias (FURG), Gustavo Vieira (Unila), Ricardo Berbara (UFRRJ), Iracema Veloso (UFOB), João Carlos Salles (UFBA), Maurílio Monteiro (Unufesspa), Nair Portela (UFMA), Marco Hansen (Unipampa), Sílvio Soglia (UFRB) e Nilda Soares (UFV).

A Reitora

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA) e Estágio Pós-doutoral na Brown University (EUA), a professora Joana Angélica Guimarães da Luz coordenou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para construção da Rodovia Canavieiras-Belmonte, concluindo pela não recomendação diante do potencial impacto ambiental.

Foi consultora na elaboração do Plano de Saneamento Ambiental de Vitória da Conquista, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (2009-2011), Presidente do Fórum Bahiano de Comitês de Bacias (2009-2011). Foi membro da International Association of Hydrological Science como representante no Brasil da Comissão de Água Subterrânea (2006-2008). Também integrou a Câmara Técnica de Assessoramento Interdisciplinar da FAPESB (2008-2010) e foi consultora das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas e de Pernambuco.

Atuou como membro da comissão que elaborou a proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, encaminhada ao MEC em 2007. Foi Diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA (2006-2011), sendo responsável pela implantação do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, desde a sua origem. Foi Professora da Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal da Bahia (2004-2011) e da Pós-Graduação em Ciências Ambientais da mesma instituição (2010-2015). Participou da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (2011-2013), onde exerceu o cargo de Vice-Reitora de 2013 até a eleição.

 

Compartilhe: