Justiça condena professor a 6 anos de prisão por vazar questões do Enem

A Justiça Federal no Ceará condenou na segunda-feira (19) o professor Jahilton José Motta, 59, a seis anos de reclusão pelo vazamento de questões do Enem em 2011. O professor pode recorrer da decisão em liberdade.

Na época, segundo denúncia do Ministério Público Federal, o professor de física e coordenador pedagógico do Colégio Christus, em Fortaleza (CE), repassou aos seus alunos 14 questões do Enem em um simulado, cerca de dez dias antes do exame nacional.

Durante o processo, a defesa de Motta alegou que ele não sabia que as questões tinham origem ilícita, o que foi contestado pelo juiz federal Danilo Fontenelle, da 11ª Vara.

“Desprovida, pois, de qualquer fundamento real a versão apresentada pelo réu de que tais questões do Enem simplesmente surgiram em cima de sua mesa como por encanto ou sortilégio”, afirmou o juiz na sentença.

“Estaríamos, assim, todos vivendo em um mundo onde reinaria a ingenuidade e irresponsabilidade social”, escreveu o magistrado. “Os elementos dos autos e seus comportamentos em todo o episódio comprovam que o mesmo sabia da origem ilícita das questões e mesmo assim as divulgou.”

O juiz condenou o professor com base nos artigos 171 e 311 do Código Penal, por utilizar ou divulgar, indevidamente, conteúdo sigiloso para beneficiar a si ou a outras pessoas, além de prejudicar a realização do exame.

Além dos seis anos de reclusão –que, em princípio, devem ser cumpridos em regime semiaberto–, o professor deve pagar o equivalente a 400 salários mínimos da época (R$ 545).

Para o magistrado, o vazamento das questões teve consequências graves “porque ocasionou transtornos a diversos alunos em todo o Brasil e à própria administração pública federal”, pois o crime teria comprometido a credibilidade do Enem.

O professor Jahilton e o advogado dele, Victor Pompeu, não atenderam as ligações da Folha. A reportagem também entrou em contato com o Colégio Christus, mas foi informada de que a pessoa que poderia falar sobre o assunto estava em reunião.

Outras quatro pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal foram absolvidas pela Justiça.

 

 

Folha de São Paulo

 

 

Dentists In Paramus New Jersey
watch game of thrones online free but as you advance

the impossible conversation with Christian Dior
free games online but when they get to that baby

Fashion Trends in the 1930s
mermaid wedding dresses Therein lies where most of the episodes tend to play

Wedding dresses and China’s Cheongsam
cheapest flights How to Dress for the First Day of School

7 Star Replica Image mirror Quality Designer Bags From China
onlinegames there are a few things to note

Tap Into The Freelance Jobs With The Highest Demand
jeux Different types of fashion handbags include beach bags

How to Blow Dry the Bangs of Short Hair
kleider It was hard not go crazy

The quest for the perfect school ball dress
ballkleider Facilitated by Peter Hunter