Laboratório da UFCSPA realiza testes da Covid-19 para Governo do Estado

O Laboratório de Epidemiologia Clínica da UFCSPA é um dos laboratórios do Rio Grande do Sul que está dando suporte Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) para realização de exames RT-PCR, para detecção de Covid-19. O plano de trabalho entre as partes foi assinado no dia 15 de maio. Desde o início das atividades, foram realizados 943 testes na universidade, vindos dos municípios da primeira coordenadoria de saúde*. Além de realizar os testes para o Governo do Estado, o também laboratório realiza pesquisa sobre as mutações do vírus SARS-COV-2.
Totalmente preparado para a realização de estudos com vírus, o laboratório recebeu autorização do Ministério da Saúde para apoiar na pesquisa do coronavírus, já que durante o período de isolamento a coleta de outros vírus, como o HPV, para estudo está suspensa. Com a autorização recebida, o laboratório se colocou a disposição do Lacen para analisar as amostras recebidas.
Além de apontar a existência ou não de vírus nas amostras, o laboratório, coordenado pela professora Eliana Wendland também realiza pesquisas com o vírus. Segundo ela, o objetivo é identificar a origem da chegada do vírus ao Estado e verificar a ocorrência de possíveis mutações. “A obtenção destas informações é fundamental para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos para combater o vírus”, relata.
A professora Eliana destaca também a importância do papel das universidades no combate ao coronavírus: “As ações que estão sendo desenvolvidas são um exemplo do papel estratégico da universidade pública para a sociedade e a saúde pública. Reconhecer e fortalecer este papel aumenta a soberania, a resiliência e as perspectivas para o desenvolvimento nacional”.
A disponibilização dos testes é exclusiva para o Sistema Único de Saúde (SUS) e não tem nenhum custo para o Estado, devido à parceria entre o laboratório, o Ministério da Saúde e o Hospital Moinhos de Vento, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O outro laboratório que dá suporte ao Estado nos testes é o do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da UFRGS.
* Municípios da Primeira Coordenadoria de Saúde/RS:
Araricá, Barão, Brochier, Cambará do Sul, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Parobé, Portão, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tabaí, Taquara, Três Coroas, Triunfo e Tupandi.