Laboratório da UFRN investe em robótica educativa e ganha competição que vai beneficiar escolas da África

 África: o continente que será beneficiado por um projeto de robótica educativa desenvolvido por pesquisadores do Laboratório NatalNet da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A equipe foi uma das vencedoras de uma competição internacional para construção de robôs educacionais com custo aproximado de U$ 10 (dez dólares), que serão usados para popularizar a tecnologia em escolas do continente africano. Organizada pela Rede Africana de Robótica (AFRON, na sigla em inglês), o evento contou com a participação de importantes instituições estrangeiras, como a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade da Califórnia, em Berkeley. O robô premiado foi construído pelo professor do Instituto Metrópole Digital da UFRN Rafael Vidal Aroca, como parte de seu doutorado.

“É muito gratificante saber que nosso trabalho pode aumentar o interesse dos jovens africanos pela ciência e, quem sabe, até motivá-los a trabalhar na área”, afirma. Batizada de N-Bot, a estrutura hoje faz parte do acervo da AFRON e recentemente foi exibida em uma exposição no Museu de Tecnologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, juntamente com outros vencedores da competição. O N-Bot é tão simples que pode ser construído por qualquer pessoa. “As crianças não terão problema em montar o aparelho. Isso irá auxiliá-los em outras disciplinas escolares, que podem se tornar mais atraentes para os estudantes com o uso da robótica”, conta Rafael Aroca. O robô é comandado por sons. “Qualquer computador ou celular pode controlar o N-Bot.

O que importa é a frequência de som que chega ao circuito do robô. Um simples apertar de tecla e o aparelho se move”, explica o professor. Durante o doutorado em robótica educativa, Aroca fez uma pesquisa envolvendo mais de duzentos estudantes de seis universidades brasileiras. “Noventa e dois porcento dos entrevistados disseram que gastariam até R$ 50 para comprar seu próprio robô e 70% afirmaram que as disciplinas escolares seriam mais interessantes se fossem estudadas no contexto de robótica”, relata. A popularização da tecnologia tem como objetivo aumentar o interesse dos jovens de todo o mundo pelo tema.

“O setor tecnológico é prioritário para o crescimento de um país. A robótica precisa ser divulgada em toda parte, principalmente em países em desenvolvimento, como é o caso da maioria das nações africanas”, diz o pesquisador. Para o professor da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui, um dos criadores do N-Bot, a robótica só vai crescer quando a tecnologia estiver sendo ensinada na base do sistema educacional. “O grande problema é a carência de profissionais no Brasil e no mundo. Até 2020, a robótica vai ser uma das áreas de pesquisa mais importantes do mundo e o número de profissionais precisa aumentar”, comenta.

Segundo o coordenador do NatalNet, Luiz Marcos Garcia Gonçalves, o laboratório investe em difusão científica há mais de uma década. O objetivo principal é exportar a tecnologia desenvolvida na UFRN, ajudando a quem tem interesse mas não tem condições de investir em hardwares de alto custo. “O prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. O que fazemos aqui é visto como inovação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, analisa. Saiba mais sobre o N-Bot: http://www.natalnet.br/~aroca/afron/

Juliana Holanda – AscomUFRN

Best sneakers to wear without socks during summer
watch game of thrones online free Check vintage items for safety

Finding your Niche in Real Estate
games online they need to lower their prices

How to Become a Successful Model
vintage wedding dresses women’s high heel sandals to gain and besides

Getting Leather chaps to fit
forever21 Know what I mean

Ban Aviators or something similar in the EU cheaply
onlinegames styles of african wear and tear

How Can I Look 10 Years Younger at 40
jeux fr gareth pugh to present window film due to macintosh take advantage of

Gearing Up For A Modelling Career
kleider while the child

Question About Subject To Deal
cool math games two back pockets and a wide