Laboratório da Univasf ultrapassa 7 mil litros de álcool líquido 70% produzidos

Apenas dois meses depois de iniciar as atividades, o Laboratório Farmacotécnico Hospitalar da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Hospital Universitário (HU-Univasf) já superou a marca de 7 mil litros de álcool líquido 70% produzidos e envasados. Neste período, também foram produzidos mais de 340 litros de álcool líquido 70% glicerinado. A produção é destinada ao HU, às secretarias de Saúde dos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e também à comunidade, por meio da doação a organizações não-governamentais (ONGs) e entidades da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para prevenir a disseminação da Covid-19 na região.

O Laboratório Farmacotécnico Hospitalar começou a produção no dia 31 de março. A expectativa inicial era produzir 30 litros diariamente, mas esse número tem variado de 200 a 300 litros/dia, resultado que vem surpreendendo até mesmo a equipe. “É um resultado extremamente positivo, porque conseguimos em pouco tempo manipular, fracionar e envasar mais de 7 mil litros de álcool. É importante ressaltar o trabalho voluntário da equipe e a parceria com os governos municipais, que fornecem os insumos necessários para a gente continuar produzindo”, afirma a coordenadora do projeto, professora Joyce Kelly Marinheiro.

Para manter a produção, o laboratório necessita de garrafas plásticas para acondicionamento do álcool. A comunidade pode colaborar doando embalagens plásticas de 1, 1,5, 2 ou 5 litros (garrafas pet ou semelhantes), preferencialmente sem uso anterior ou que tenham sido usadas apenas para armazenar álcool ou água. Garrafas de suco ou refrigerante não podem ser utilizadas por conterem resíduos de odor que permanecem na embalagem mesmo após a higienização. A entrega das doações deve ser feita na recepção da Policlínica do HU-Univasf, localizada no Campus Sede da Universidade, em Petrolina (PE). Os voluntários do projeto também se disponibilizam a ir pegar os vasilhames. O agendamento pode ser feito pelo telefone (87) 99817-6433.

O laboratório conta com uma equipe formada, atualmente, por 20 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, egressos e docentes de Farmácia e técnicos-administativos em educação. Todos atuam de forma voluntária. A professora Joyce revela que a equipe passará a contar também com a atuação de seis estagiários do curso de Farmácia, que representarão um importante reforço à equipe. “Os estagiários poderão contribuir com a execução das atividades no laboratório ao mesmo tempo em que estarão aprendendo na prática, com uma importante experiência de formação profissional”, destaca.

A diversificação dos produtos está prevista desde o início do projeto, agora já aprovado como ação extensionista perante a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Essa diversificação deverá ser iniciada em breve, com a produção de álcool em gel e de sabonete líquido e em barra. De acordo com a professora, os insumos estão em fase de aquisição pela Universidade.

A produção do álcool glicerinado, já iniciada, foi possível devido a uma parceria estabelecida com a Policlínica de Saúde da Região de Juazeiro, que integra a rede da Secretaria de Saúde da Bahia. Os insumos necessários para a produção do álcool glicerinado foram doados pela Policlínica e parte deste produto é destinada para a própria unidade e a outra parte, encaminhada para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. “Estamos muito satisfeitos por poder cuidar daqueles profissionais que estão cuidando da gente nas unidades de saúde da região”, comenta Joyce.