Laboratório de alta tensão da Unifei conta com novas instalações de Campus Universitário

O Laboratório de Alta Tensão (LAT) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conta com novas instalações dentro do Campus Universitário, ao ser transferido da antiga sede da instituição, no Prédio Central, onde funcionava desde 1963. Segundo o coordenador do LAT, professor Manuel Luís Barreira Martinez, foram investidos R$ 15 milhões nas obras de infraestrutura do novo edifício.
O reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida e o diretor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), onde o LAT está vinculado, professor Cláudio Ferreira, percorreram as novas instalações. O prédio abriga salas para professores, almoxarifado, oficina e ambientes para alunos e pesquisadores. Possui ainda um pavimento dedicado a três laboratórios de materiais elétricos, que podem sintetizar e caracterizar polímeros com aplicação para o setor elétrico e analisar óleos isolantes.

As novas instalações, com quatro andares, conta com um salão de ensaios. No local, também haverá uma área para geradores didáticos que deve ser inaugurada em 2016, possibilitando o aprendizado de mais de 30 alunos simultaneamente. As novas instalações do LAT atendem o processo de adequação aos requisitos da Norma ABNT NBR ISSO 17025:2005- Acreditação de Laboratórios, baseada na norma de gestão da qualidade ISSO 9001, iniciado em 2013, e o cadastramento do Laboratório como de referência junto ao Inmetro- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, para a realização de ensaios em transformadores de média tensão.

As atividades do LAT não têm fins lucrativos e toda a renda obtida com a prestação de serviços é aplicada em melhorias em infraestrutura, equipamentos e capacitação dos próprios professores e pesquisadores envolvidos.

As principais linhas de ensaios do LAT estão centradas nos transformadores de distribuição em média tensão; transformadores para instrumentos; reatores isolados em ar; reguladores de tensão para média tensão; isoladores; estruturas em média tensão; chaves e seccionadoras; cabos isolados; cabos cobertos; cabos nus; conectores; para-raios; equipamentos eletroeletrônicos e para uso doméstico.

O Laboratório forma alunos da Unifei em técnicas de alta tensão, realiza pesquisas para empresas do setor elétrico na área de desempenho de equipamentos e componentes para redes de média e alta tensão, mantém pesquisas de mestrado e doutorado em áreas correlatas a lata tensão e disponibiliza ensaios por solicitação de terceiros para o setor privado.

Ascom Unifei