Laboratórios da Ufal em Penedo vão produzir camarão pitu e vegetais

ova estrutura vai permitir a produção de espécies nativas do São Francisco e desperta interesse de prefeituras

Há dois meses foram colocados em funcionamento dois novos laboratórios na Universidade Federal de Alagoas, em Penedo. Fazem parte da área de aquicultura ou cultivo de organismos aquáticos, o Lacua-Piscicultura e Lacua- Carcinicultura. Os novos laboratórios produzirão espécies estuarinas, como carapeba e camarão pitu.

Os laboratórios vão também realizar trabalhos com cultivos multitróficos, ou seja, agregando mais de uma espécie aquática, em um mesmo ambiente, e espécies vegetais. “Esses ambientes servem para ciclagem de nutrientes como nitrogênio, fosforo e carbono, decorrente das águas que vem dos tanques de peixes, onde as plantas e filtros fazem o papel de limpeza da água. Assim a água circula, voltando para o mesmo sistema de cultivo, evitando o desperdício deste bem escasso nestas regiões áridas”, explicou Emerson Soares, engenheiro de Pesca, com pós-doutorado em reprodução e alimentação de peixes.

Os trabalhos de reprodução do camarão pitu em cativeiro são coordenador pelo professor Petrônio Coelho. Já a reprodução de espécies marinhas, como a carapeba, está sendo coordenada pelo professor Emerson Soares. Cerca de 20 bolsistas de pesquisas e estagiários integram os novos laboratórios, produzindo pesquisas inéditas para a região. “Vale ressaltar que estes laboratórios estão entre os três do Nordeste que trabalham com estes temas de pesquisa, sendo o primeiro de Alagoas com estas finalidades”, destacou Emerson.

Alguns estudos estão em processo e publicação, tais como: período de reprodução da carapeba no estuário do São Francisco, aclimatação e adaptação da carapeba ao cativeiro e a dieta artificial, reprodução  e larvicultura da carapeba em cativeiro, dieta da carapeba em ambiente natural criação de tilápias em sistemas de aquaponia com três variedades de vegetais, produção e larvicultura do camarão pitu e dietas testadas em cativeiro para o camarão pitu. “Estão previstos trabalhos com outras espécies potencial para a região com a ampliação da unidade no futuro, pois possibilitará o aumento da infraestrutura e dos laboratórios”, ressaltou o pesquisador.

Prefeituras interessadas

A Unidade de Engenharia de Pesca da Ufal desenvolveu uma importante inovação tecnológico para a economia regional. O kit que engloba instalação, reaproveitamento de água, filtros mecânicos e biológicos, bombas de aeração mantida por placa solar, uso de três culturas (peixe, camarão e um mesmo ambiente e cultivo de legumes ou vegetais como o alface. “Algumas prefeituras já têm interesse em adquirir o kit, que é barato e pode ser usado em comunidades com pouca água e com pouco ou quase nada de gasto de energia”, explicou Emerson.

O projeto conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). “Já retiramos alface com 18 dias, metade do tempo de um sistema sem estar em aquaponia. O peixe está com bom desenvolvimento com pouco tempo e cultivo. Isso comprova que o método desenvolvido economiza em insumos e estimula a produtividade, características fundamentais para a sustentabilidade em comunidades de baixa renda”, concluiu Emerson Soares.

Ascom Ufal

The Sociopath’s Guide to Owning and Maintaining Classic Cars
watch game of thrones online free Pay Pal he was the co founder

corn mazes and fall family fun in Central Virginia
free games online you can drop way 2009 no less

Hunting Down Bargain Stylish Bags
free online games 5 primary aspects when shopping for trend shopping bags

Another Fine Report for ICI Bank
cheapest flights Are usually designed in the home

Weight Loss Solutions and Lose Weight Fast
free online games Don’t fall victim to the exaggerations of

European Casual Armani Clothes Still Popular This Autumn 2008
jeux Students may pursue degrees in one of 43 areas of study

hop Clothing Experience from Christian Audigier at Raining Hollywood
miniclip be your worst critic

Top 5 best dressed at the Emmys
cool math and bags with comfort grip handles