Lançado edital para inscrições no cursinho Pré-Vestibular da UFSC

Lançado edital para inscrições no cursinho Pré-Vestibular da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lançou edital do processo seletivo para o preenchimento de vagas do Pré-Vestibular da UFSC.

As inscrições estão abertas de 16 a 20 de março. Os interessados deverão acessar o site http://www.prevestibular.ufsc.br/, ou http://www.sed.sc.gov.br/, ler atentamente o edital e preencher o formulário de inscrição.

Para o primeiro semestre de 2009 serão oferecidas vagas nas novas unidades de Balneário Camboriú, Curitibanos, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Palhoça, São José e Tubarão.

A proposta do Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Educação é criar oportunidades para estudantes de escolas públicas ingressarem no ensino superior.

Podem se inscrever alunos que tenham concluído, ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública; que não estejam cursando ou tenham concluído curso superior; e que tenham disponibilidade de frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, no horário de aula da unidade do Pré-Vestibular da UFSC escolhida pelo candidato.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Yara Maria Rauh Müller, o número crescente de alunos do Pré-Vestibular da UFSC aprovados nos últimos três anos, pressupõe melhorias constantes nos processos pedagógicos e administrativos do Programa de Inclusão da universidade. "É interessante destacar que o Pré-Vestibular da UFSC é uma ação concreta de possibilidades para se freqüentar universidades públicas, gratuitas e de qualidade,"completa.

A lista dos candidatos selecionados será divulgada no site do Pré-Vestibular da UFSC, da Secretaria de Estado da Educação  e afixada no mural do Hall da Reitoria da UFSC, e nas escolas onde ocorrerão as aulas, no dia 30 de março de 2009. Para a matrícula, os aprovados terão que observar os dias e horários das unidades respectivas.

Informações: http://www.prevestibular.ufsc.br/ ou (48) 3721-8319

Lista de documentos necessários para o processo seletivo:
• Histórico Escolar do Ensino Médio;
• Declaração oficial do estabelecimento de ensino, no caso de estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio;
• Carteira de identidade;
• Certidão de nascimento dos dependentes se houver;
• Comprovante de Residência (água, luz, telefone).

Curso pré-vestibular da UFSC aumenta área de atuação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinou convênio com a Secretaria de Estado da Educação visando à extensão do cursinho pré-vestibular da universidade. O objetivo do convênio é facilitar o acesso à universidade aos estudantes oriundos de escolas públicas de várias regiões catarinenses.

Coordenado pelo professor Otávio Auler Rodrigues, o Cursinho Pré-vestibular da UFSC agora vai sair do Campus para atender nas cidades de Balneário Camboriú, Curitibanos, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Palhoça, São José e Tubarão. Rodrigues afirmou que a assinatura do convênio vem em um momento importante para a educação catarinense, que tem se voltado à inclusão social. Somente no último vestibular 35% dos cerca de mil alunos do cursinho foram aprovados na UFSC ou na Udesc.

O secretário da educação, Paulo Bauer, lembrou que educação é dever de estado e de interesse de todos. "A assinatura desse convênio é um ato do estado e do governo federal, juntamente com a UFSC". Bauer destacou que a educação precisa ter mais idealismo, no sentido de fazer o coletivo se tornar forte, para que todos comemorem o sucesso. "Esse convênio", finalizou, "dá oportunidade para mais de 2500 jovens entrarem na universidade".

O reitor da UFSC, Alvaro Prata, disse que desde que assumiu a reitoria da UFSC várias ações têm sido desenvolvidas junto ao Estado por meio da secretaria de educação. "Essa é uma delas e todas visam a mudar a idéia de que a Universidade Federal é de Florianópolis. A implantação de campi da UFSC em Curitibanos, Araranguá, Joinville e a criação da Universidade Federal da Fronteira, cuja sede será em Chapecó, demonstram a interiorização do ensino superior federal", afirmou o reitor.

 

Compartilhar