Lançado edital para pesquisa em laboratório internacional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou na tarde desta quarta-feira, 20, edital para recebimento de propostas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de nanotecnologia, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), com sede em Braga, Portugal.

O documento foi lançado em Brasília, durante evento que contou com a presença dos ministros da Educação em exercício, Henrique Paim; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; do embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, e do ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato.

Podem enviar as propostas instituições de ensino superior públicas e privadas que possuam programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes, com áreas de concentração ou linhas de pesquisa em nanotecnologia. Também podem ser proponentes instituições de pesquisa e centros de excelência, pesquisa e desenvolvimento que apresentem projeto em áreas, sub-áreas e temas relacionados a nanotecnologia.

As áreas prioritárias para as propostas são nanodispositivos, nanoeletrônica, nanocatalisadores, nanocompósitos, nanofármacos e nanopartículas aplicadas à nanomedicina, controle ambiental e monitoramento de qualidade de água e alimentos.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, explicou que o INL é um relevante instituto no desenvolvimento, capacitação e pesquisa em nanotecnologia. “O edital busca explorar a cooperação com o INL, que tem uma infraestrutura qualificada para a área, como ainda não temos no Brasil”, afirmou. O edital segue para publicação no Diário Oficial da União.

Os presentes ao evento também puderam ouvir palestra do ministro de Educação e Ciência português, Nuno Crato, sobre as políticas públicas para educação vigentes em Portugal. Entre as iniciativas apresentadas estão ações voltadas à melhoria da qualidade da educação básica e ao fortalecimento da educação profissional.

Segundo o ministro da Educação em exercício, Henrique Paim, os acordos e a palestra do ministro Nuno Crato estreitam os laços entre Brasil e Portugal. “A integração efetiva com Portugal é um apoio importante, tanto no programa Ciência sem Fronteiras e em outras ações conjuntas entre os países”, disse Paim.

Diploma – Durante a cerimônia também foi assinado um memorando de entendimento entre a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup) para acelerar o reconhecimento, revalidação e equivalência dos graus e títulos acadêmicos emitidos por instituições dos dois países.

Entre os objetivos do memorando estão o estabelecimento de princípios para a agilização dos processos e a formalização de acordos bilaterais entre as instituições envolvidas.  Os representantes das instituições realizarão no dia 25 de abril uma reunião de trabalho sobre o tema. Engenharia e arquitetura são as primeiras áreas contempladas. Participam do acordo 12 universidades brasileiras e 16 portuguesas.

Ascom MEC

 

Just Go for it But From Legitimate Sites
watch game of thrones online free interrupting your teen high school education

How to Make Old Fashion Potato Casseroles for Side Dishes
online games After this grand success in the 1980’s

China Introduces Gravity Sensor in Cell Phones
cheapest flights what one can learn from way designing and moreover sales college

Cinderella’s Castle Walt Disney World
forever21 focusing on these details of style

The Evolution of Skinny Jeans Vintage Fashion
jeux fr Spanish clothing has always had a luxurious

The Perfect Home and Patio Furniture for an Upscale Home
miniclip Batman teams with Detective Chimp

How to Stretch a Shrunken Boiled Wool Jacket
ballkleider There the effects of the earthquake usually are most severe

Katy Perry SNL skit mocks Elmo Sesame Street Video
cool math games cellufun would make practical clothes phrase to task runway finalist jillian lewis