Lançamento da Editora UFMG aborda o papel do ator na produção cinematográfica

Lançamento da Editora UFMG aborda o papel do ator na produção cinematográfica

O livro do pesquisador Rafael Conde será lançado no dia 31 de agosto em Belo Horizonte

A Editora UFMG vai lançar no dia 31 de agosto, em Belo Horizonte, o livro O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme do professor da UFMG Rafael Conde. O livro é baseado na experiência prática do autor na produção de filmes, disciplinas e oficinas sobre o cinema, o trabalho do ator e a linguagem cinematográfica.

Para Rafael Conde, o encontro entre o ator e a câmera é a verdadeira essência do filme, ao contrário do que é comumente ensinado nas escolas de cinema, nas quais roteiro, montagem e autoria entram em disputa pela essência fílmica. Dessa forma, o livro investiga a realização do filme operada pelos modos particulares que cada encenador fragmenta, monta e lida com a repetição e o acúmulo de cenas. As aproximações e os atritos entre teatro e cinema são abordados por meio de conceitos como presença, rastro e espaço, que lembram a origem híbrida da encenação no filme. Tais conceitos servem para testar o ator como elo principal dessas duas práticas.

O livro tem prefácio da diretora e atriz Yara de Novaes. O lançamento com sessão de autógrafos será sábado, dia 31 de agosto, às 11h30, na Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi, Belo Horizonte). O preço de capa é R$ 54.

O ator e a câmera: Investigações sobre o encontro no jogo do filme

Rafael Conde

Editora UFMG

Coleção: Artes Cênicas

Área: Teatro | Cinema

2019, 1ª Edição, 274 pag. ISBN: 978-85-4230-272-1

Formato: 22,5 x 1,5 x 15,5 cm

Peso: 200 grs

Preço: R$ 54,00

Sabe-se que toda obra de arte é uma interpretação objetiva de uma realidade desembaraçada ou não do real, mas também uma soma de subjetividades que se encontram e que se contaminam. Assim, para que o encenador chegue onde quer, ele precisa ter a liberdade de improvisar, de se desviar do caminho programado, de se sentir livre diante do impremeditável encontro no set. Saber qual ator vai acompanhá-lo nessa jornada e qual gramática deverá usar vai ajudá-lo a compreender e usufruir de alguns vários instantes que o conhecimento objetivo não consegue definir. O ator, por sua vez, se sentirá amparado, orientado e confiante para se arriscar na frente da câmera, sem se constranger diante desse olho frio que o perscruta e deseja.

Sobre o autor

Rafael Conde é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se os filmes: Uakti: oficina instrumental, A hora vagabunda, Françoise, Samba-canção, Rua da amargura, A chuva nos telhados antigos e Fronteira, premiados e exibidos no Brasil e no exterior.

Rafael Conde

vimeo.com/rafaelconde

Serviço

Lançamento no sábado, 31 de agosto de 2019

Livraria Scriptum

Rua Fernandes Tourinho 99, Savassi

De 11:30h a 14:00h

Compartilhar