Lançamento da EdUFSCar é livro-texto para graduação e pós-graduação

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança no próximo dia 14 a obra “Equilíbrio iônico – Aplicações em Química Analítica”, livro-texto destinado à graduação e à pós-graduação. O autor do livro é Orlando Fatibello Filho, professor do Departamento de Química da UFSCar, cuja experiência de 40 anos na docência e pesquisa em Química Analítica está refletida na obra.

O novo livro tem um primeiro capítulo introdutório sobre equilíbrio químico e Química Analítica e quatro outros capítulos dedicados a cada um dos equilíbrios químicos: ácido-base, de solubilidade (ou de precipitação), de complexação e de oxidação-redução. Ao longo da obra, o autor aborda de maneira diferenciada o efeito de variáveis como força iônica, temperatura e concentração hidrogeniônica (pH), dentre outras, sobre o equilíbrio químico. O destaque é justamente a abordagem dos efeitos dessas variáveis no equilíbrio iônico e, como consequência, nas aplicações em Química Analítica, já que há escassez de tratamento semelhante nas obras disponíveis no mercado, particularmente em Língua Portuguesa.

Ao longo do livro, são apresentados diversos conceitos e cálculos envolvendo constantes de equilíbrio, equações da termodinâmica (propriedades de estados) e aplicações em Química Analítica Qualitativa e, em especial, Quantitativa Clássica ou Instrumental. No final de cada capítulo, são discutidos os métodos experimentais de determinação da constante de equilíbrio e, em seguida, há uma vasta lista de exercícios. Outro diferencial é a apresentação de um conjunto significativo de referências selecionadas e atualizadas para quem quiser saber mais sobre o tema, além da abordagem histórica dos conceitos apresentados. Em relação à origem do conceito de oxidação, por exemplo, Fatibello conta como um brasileiro publicou um ano antes de Lavoisier, a quem ele é creditado, mas dando a denominação de “calcinação” à ideia que se consagraria a partir do trabalho do francês.

“Além dessa abordagem histórica, que estimula a leitura, os conceitos vêm acompanhados de exemplos de aplicação relacionados a diferentes áreas, como Saúde, Nutrição e Meio Ambiente, dentre várias outras, o que amplia o interesse da obra. Destaco também a concisão e linguagem direta dos textos e, principalmente, o quanto refletem uma trajetória de 40 anos na docência, o que torna o livro muito útil também como subsídio à preparação rápida de aulas sobre a temática”, conta Fatibello.

O evento de lançamento de “Equilíbrio iônico – Aplicações em Química Analítica”, aberto a todas as pessoas interessadas, acontece a partir das 15 horas, na Livraria EdUFSCar, que fica na área externa da Biblioteca Comunitária, na área Norte do Campus São Carlos. O livro já está disponível no site da Editora, em www.editora.ufscar.br.

Sobre o autor

Orlando Fatibello Filho é docente do Departamento de Química da UFSCar desde 1976, onde é Professor Titular desde 2003 e, também, docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Química. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e dirigiu a Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Tem mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos, além de seis livros e oito capítulos de livros. Já orientou mais de 60 alunos de mestrado e doutorado e quase uma centena de iniciação científica, além da supervisão de 11 pesquisadores de pós-doutorado.

Compartilhe: