Lançamento de livros nas editoras universitárias

Editora da UFBA lança livro em inglês com acesso livre na Web

A Editora da UFBA (Edufba) lançou na última terça-feira (7 de dezembro) seu primeiro livro inteiramente produzido dentro dos princípios do Movimento de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica, que tem como ideal a livre disponibilização de resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos. Isto significa que a publicação está, a partir de agora, disponível no Repositório Institucional da UFBA (www.repositorio.ufba.br) e pode ser copiada ou impressa, em forma de livro, por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Intitulado Brazilian perspectives in digital environments: communication policies, e-government and digital journalism, o livro é totalmente escrito em inglês e editado de acordo com as normas bibliográficas de uso internacional. Organizado pelos professores Othon Jambeiro (Instituto de Ciência da Informação [ICI]) e Marcos Palacios (Faculdade de Comunicação [Facom]), foi publicado como parte do plano de editoração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Os capítulos são assinados por Othon Jambeiro, Helena Pereira da Silva e Jussara Borges, do ICI; Lidia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva, da Universidade de Aveiro (Portugal); Fábio Ferreira, da Escola de Administração; Sonia Serra, Marcos Palacios, Elias Machado, André Holanda, Cláudia Quadros e Jan Alyne Barbosa Silva, da Facom. No formato impresso, o livro está à venda nas livrarias da Edufba, na Livraria Cultura e outras livrarias que fazem parte da rede de distribuição da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). A versão digital está disponível no link http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/123456789/629.

Edufba promove novo lançamento coletivo na Reitoria

Na próxima segunda-feira (dia 13 de dezembro), a partir das 17h30, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) promoverá mais um lançamento coletivo. O evento acontecerá na Reitoria da UFBA, espaço de importantes acontecimentos, contemplando todos os cursos da Universidade. A entrada será gratuita e todas as publicações estarão com preços abaixo do valor de comercialização. O evento tem por finalidade integrar as diversas áreas, gerando um intercâmbio de experiências que já se mostra tradicional na rotina de eventos da comunidade acadêmica. Um excelente espaço para novas parcerias, além de uma ótima oportunidade de se atualizar em relação ao que vêm sendo produzido pela universidade.

Os livros a serem lançados são os seguintes: Tempo de Festas: homenagens a Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940), de Edilece Souza Couto; Catálogo da fauna terrestre de importância médica da Bahia, de Tania Kobler Brazil (org.); Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre jovens de periferia, de José Eduardo Ferreira Santos; Educação, multiculturalismo e diversidade, de Lívia Fialho Costa e Marcos Luciano L. Messeder (org.); Introdução às perspectivas interculturais em educação, de Abdeljalil Akkari; Manual do DSpace: administração de repositórios, de Milton Shintaku e Rodrigo Meirelles; Radiodifusão e telecomunicações: o paradoxo da desvinculação normativa no Brasil, de Chalini Torquato G. Barros; Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento, de Maria João Gomes e Flávia Rosa (org.); Tecendo histórias: espaço, política e identidade, de Antônio L. Negro, Evergton S. Souza e Lígia Bellini (org.); e A religiosidade na obra de Herberto Sales, de Andréa Beatriz Hack de Góes.


 

Zeca Baleiro e Roger Mello lançam livro na UFG

Lançamento da Editora UFG será no Centro Cultural dia 13 de dezembro, às 20 horas

O cantor Zeca Baleiro e o ilustrador Roger Mello lançam na próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, o livro Vida é um souvenir made in Hong Kong. O evento de lançamento do livro da Editora UFG será no Centro Cultural UFG (Praça Universitária) às 20 horas. Os artistas farão noite de Autógrafos e conversarão com o público presente.

Instigada pelo efeito eclético que as canções de Zeca Baleiro produzem no público a Editora da Universidade Federal de Goiás (UFG) concebeu um livro organizado de modo a permitir que o leitor percorresse a trajetória musical multifacetada do Zeca compositor. Tal qual um baleiro, daqueles antigos, de vidro, suas letras deixam entrever uma sociedade que considera a vida, a poesia, os afetos, a arte como mercadorias, como produtos, sem cogitar que “lugar de ser feliz não é supermercado” (“Piercing”).

Para a Editora UFG, o que o leitor terá em mãos será mais que um songbook. O talento do ilustrador Roger Mello transformou o livro em algo lúdico, no qual as canções do Zeca Baleiro, entrelaçando lirismo, irreverência, bom humor, originalidade, ironia e consciência social, tornam texto e imagem estruturas indissociáveis.

Assim, a Editora UFG, envolta na verve “baleiriana”, espera que caiba em Vida é um souvenir made in Hong Kong (caixa contendo 04 livros) todas as reflexões que só a arte permite.

Os convites para o lançamento foram distribuídos nas Livrarias UFG e já estão esgotados. Já os songbooks estão à venda nas Livrarias da UFG .
Mais informações: (62) 3521-1209/ 3521-1263 / 3209-6322.

Informações sobre o ilustrador Roger Mello: Ilustrador e autor de livros infantis, Roger Mello vem se destacando como um dos nomes mais aclamados pela crítica e pelo público. Suas cores fortes e quentes preenchem traços carregados de dramaticidade e espírito lúdico, emprestando às obras de outros escritores um clima marcadamente brasileiro e festeiro. Ilustrou mais de cem títulos, dezenove deles, com textos de sua autoria. Formou-se em Design pela ESDI/UERJ e trabalhou com Ziraldo na Zappin. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior por seu trabalho como ilustrador e escritor. É considerado hours concours pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e já recebeu oito Prêmios Jabuti. Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e na União Brasileira dos Escritores, pelo conjunto de sua obra.
Lista dos livros selecionados aos Prêmios: Carvoeirinhos, Companhia das Letrinhas; Cavalhadas de Pirenópolis, Editora Agir; Griso, o Unicórnio, Brinque Book; Jardins, texto de Roseana Murray, Editora Manati; João Por um Fio, Companhia das Letrinhas; Maria Teresa, Editora Agir; Meninos do Mangue, Companhia das Letrinhas; Nau Catarineta, Editora Manati; Zoo, texto de Guimarães Rosa, organização Luiz Raul Machado, Nova Fronteira; Zubair e os Labirintos, Companhia das Letrinhas. Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Serviço:
Lançamento do livro “Vida é um souvenir made in Hong Kong” de Zeca Baleiro e Roger Mello
Coletiva dos autores à imprensa: 13 de dezembro (segunda-feira), às 19h30 no Centro Cultural UFG – antes do início do evento
Data: 13 de dezembro (segunda-feira)
Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)
Horário: 20 horas