Lançamentos da Editora UFMG

Domingo, 1º de agosto, às 10h30, o professor da UFMG João Renato Stehmann, e Rafaela Campostrini Forzza, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico lançam, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, o livro Plantas da Floresta Atlântica, publicado em parceria entre a UFMG e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com apoio da Conservação Internacional.

“Esta obra representa uma ferramenta multiplicadora para o estudo das plantas localizadas na Floresta Atlântica, fornecendo informações sobre diversidade, endemismo e conservação dos táxons”, comenta o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, no prefácio do livro.

Resultado da pesquisa de cerca de 200 taxonomistas, a obra apresenta a documentação da diversidade das espécies vegetais distribuídas no chamado domínio da Floresta Atlântica, complexo de ecossistemas de grande importância, por abrigar parcela significativa da diversidade biológica do Brasil e do mundo.

A publicação divide-se em duas partes: a primeira aborda a diversidade taxonômica da Floresta Atlântica, ressaltando a riqueza, o endemismo e a conservação das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; e a segunda apresenta a listagem das 15.782 espécies (5% da flora mundial) com informações sobre endemismo, habitat e categoria de ameaça.

Segundo Liszt Vieira, a lista é a parte mais aguardada do livro, por apresentar famílias, gêneros e espécies. “Para as espécies são fornecidos dados sobre a formação vegetal onde cada uma ocorre, indicação de endemismo e a categoria de ameaça nas diferentes listas vermelhas publicadas”, diz.

________________________________________

Maquiavel entre repúblicas

Em Maquiavel entre repúblicas, Gabriel Pancera apresenta reflexões sobre o texto Discurso sobre as formas de governo de Florença, escrito por Nicolau Maquiavel, entre 1519 e 1520. No texto Maquiavel formula um projeto de reforma político-institucional para Florença com o objetivo de solucionar a instabilidade ali reinante. O modelo escolhido é o republicano. Pancera analisa o texto usando como base outras obras de Maquiavel como O Príncipe (1513) e Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1513 a 1517), ajudando a elucidar algumas das crenças e valores republicanos de Maquiavel.

Maquiavel entre repúblicas
Gabriel Pancera

Área: Ciência Política
Coleção: Humanitas Pocket
Apoio: Ford Foundation; Crip
2010. 165 p. ISBN: 978-85-7041-813-5
Preço: R$ 28,00