Lançamentos das Editoras Universitárias – Novembro de 2009

Confira os últimos lançamentos das Editoras Universitárias: 

Ronaldo Werneck lança dois livros no MAMM
 
O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) recebeu o escritor e poeta Ronaldo Werneck. O mineiro lança dois livros, “Minerar O Branco” e “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck”. O evento está marcado para as 19h.

Um dos lançamentos da noite, “Minerar o Branco” é um livro de poemas. Dividido em duas partes – “Preto Nu Branco” e “Tempos de Mineração” – ora trata do exercício de “poetar”, ora o autor busca suas origens e seus primeiros trabalhos. Elogiado pela crítica, “Minerar o Branco” é praticamente dois livros em um só.

“Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck” traz um ensaio do escritor e jornalista sobre o cineasta, considerado o “pai do cinema brasileiro”. O nome do livro, que significa "Lugar de calma e sossego no Rancho Alegre", remete ao estúdio do Mauro em Volta Grande. Ronaldo Werneck se debruça sobre a obra do cineasta mineiro e dialoga com outros autores que já trataram do tema.

O evento faz parte do projeto Leituras Temáticas, promovido pelo MAMM por meio da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrada é gratuita. O Museu de Arte Murilo Mendes está localizado à Rua Benjamim Constant 790, Centro.

Livro de Graciela Chamorro firma um marco na história do idioma Guarani

A professora da Faculdade de Ciências Humanas Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Graciela Chamorro, que atua nos cursos de História, de Licenciatura Indígena e no Programa de Pós-graduação em História, lançou seu mais recente livro intitulado “Decir el Cuerpo: História y etnografia del cuerpo en los pueblos Guarani”, no dia 27 de outubro, no museu Andrés Barbero, em Assunção – PY.

Na solenidade estiveram presentes representantes da FONDEC (Fondo Nacional de la Cultura y las Artes) da editora Tiempo de Historia, da academia paraguaia de letras, alunos e professores das universidades do Paraguai, familiares da autora e um professor e duas alunas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da UFGD, totalizando aproximadamente 100 pessoas.

A autora dedicou a maior parte do seu discurso a agradecimentos. No seu entendimento ela assina e responde pela autoria, o que não significa que a obra seja dela no sentido exclusivista. A primeira pessoa lembrada foi sua mãe que lhe ensinou o guarani como primeira língua. Na seqüência Graciela lembrou de todas as pessoas, orientadores e colegas, que sugeriram, apreciaram e acompanharam sua trajetória acadêmica, da UNISINOS (São Leopoldo), UEM (Maringá), Universidad de Münster (Alemanha), Universidad de Marburgo (Alemanha) e UFGD (Dourados). Por fim, agradeceu às comunidades Guarani, onde desenvolveu suas pesquisas de campo, que lhe disponibilizaram sua memória e seu capital simbólico. Em relação à participação dos indígenas a autora destacou que chegou o momento em que eles próprios são protagonistas de considerável produção acadêmica sobre os mais diversos temas referentes ao modo de vida guarani.

Professor de Arquitetura lança livro em novembro
 
O professor Rubenilson Brazão Teixeira, do Departamento de Arquitetura da UFRN, lançará nesta quarta-feira, dia quatro de novembro, às 10h, no Núcleo de Arte e Cultura, Centro de Convivência da UFRN, o seu livro “Da cidade de Deus à cidade dos Homens. A secularização do uso, da forma e da função urbana”.

A obra é fruto de uma tese de doutorado defendida em 2002 em Paris, na França, e apresenta uma análise do processo de formação e desenvolvimento histórico das cidades mais antigas do Rio Grande do Norte na perspectiva do processo de secularização. O livro também mostra a apreciação de uma dúzia de cidades no Estado, fornecendo uma visão ampla do processo histórico de formação e desenvolvimento da cidade potiguar.

Livro sobre fármacos lançado na UFPE
 
O livro “Os Fármacos na Atualidade: Antigos e Novos Desafios”, do professor da UFPE José Augusto Cabral de Barros, foi lançado nesta quinta-feira (5), no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFPE, no Campus Recife. Na ocasião, o professor, que está aposentado, também ministrou  uma palestra sobre o mesmo tema. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica.
 
José Augusto Cabral de Barros possui doutorado em Programa de Salud Pública y Metod.Invest.Biomédica, pela Universidad Autónoma de Barcelona, e pós-doutorado no Ministerio de Sanidad y Consumo – Agencia Española del Medicamento. O docente também atua como consultor de Saúde em Debate, Ciência & Saúde Coletiva, Revista Saúde e Sociedade, Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, entre outros periódicos. É cofundador da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime) e da Acción Internacional para la Salud (AIS), entidades que atuam em favor do uso racional de medicamentos.
 
Mais informações: farmacosatualidade@hotmail.com

Livro publicado pela Editora UFMG recebe Prêmio Jabuti

O projeto gráfico do livro Os caminhos do ouro e a estrada real, organizado pelo professor Antônio Gilberto Costa, do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, recebeu o Prêmio Jabuti, a maior condecoração da literatura brasileira, na categoria Projeto/Produção editorial.

Publicado pela Editora UFMG, em co-edição com a portuguesa Kapa Editorial, a obra retrata, por meio de uma coletânea de ensaios, a saga da penetração bandeirante pelo sertão mineiro através das trilhas abertas pelos pioneiros desde o século 17. Ilustrado com riquíssima iconografia histórica, o livro mostra a evolução dos caminhos de Minas a partir de documentos cartográficos e iconográficos.
Outras informações no site www.premiojabuti.com.br.

Professora da UFCG lança livro sobre Publicidade

A professora Danielle Andrade Souza, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lançará no próximo sábado, 7, o livro Eu sou brasileiro e não desisto nunca – A dimensão discursiva da publicidade. A obra, de forma didática e analítica, mostra o discurso publicitário como dependente da ideologia e das relações de poder. O lançamento acontecerá às 10 horas, na Livraria Cultura, à Rua Getúlio Vargas.

Fruto de sua experiência como professora e de sua dissertação de Mestrado, o livro registra as suas preocupações no direcionamento dos alunos para a análise das dimensões política e ideológica do discurso da publicidade e da propaganda, os quais recebem em geral uma formação meramente técnica para a criação dos produtos da mídia, desassociados da consciência do que está por trás do tecnicismo. “É estabelecida uma a relação entre a lingüística e a comunicação social gerada no contexto cultural orientada pelas desigualdades sociais”, comenta a autora.

O título do livro é do capítulo que analisa a campanha do governo federal, veiculada em 2006, que trata da força comunicativa de persuasão textual e de imagem sobre o imaginário coletivo brasileiro desejoso de mudança social. “Naquele contexto, a campanha significou uma estratégia de cunho político-cultural incutindo sutilmente os interesses da reeleição do presidente Lula, o que veio a ocorrer em correspondência com aquele desejo coletivo”, comentou.

O livro, publicado pala Editora Krause, foi lançado recentemente na cidade de Curitiba, PR, no Intercom 2009, e será lançado nessa quinta-feira, 5, em Caruaru, PE.  Exemplares também podem ser adquiridos pelo e-mail: danielle.pp@hotmail.com.

Pesquisadores lançam livro sobre gêneros discursivos
Os gêneros do discurso estão em todo lugar: nos livros, numa bula de remédio, num cartaz, na internet. São muitos os pesquisadores, sobretudo na área de Linguística, que se interessam em saber como os gêneros ajudam a mediar práticas sociais e de linguagem na vida contemporânea.

Com o objetivo de lançar novos olhares sobre a diversidade do tema, os pesquisadores Bernardete Biasi-Rodrigues, Júlio César Araújo e Socorro Cláudia Tavares de Sousa apresentam o livro “Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales”.

Com selo da Editora Autêntica, de Minas Gerais, o livro reúne artigos produzidos a partir da leitura da obra de John M. Swales, professor de Linguística na Universidade de Michigan (EUA) e um dos principais pesquisadores na área de Análise de Gêneros. A obra traz contribuição aos estudos do texto e do discurso, demonstrando várias aplicações do trabalho de Swales.

Professora lança livro sobre novas tecnologias e educação

De que forma os professores encaram a nova cultura tecnológica da informática e o que ela proporciona? Como os professores situam-se e agem diante das novas práticas de leitura e escrita possibilitadas pela cibercultura? Como esses professores apropriam-se dessas contribuições tecnológicas para refletir sobre as transformações que podem ocorrer no processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade? Essas e outras questões são debatidas no livro “Cibercultura e formação de professores” de Maria Teresa da Assunção Freitas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O livro busca discutir as relações dos avanços trazidos pelas novas tecnologias e a ligação que estas têm com a educação e os novos processos de aprendizagem. A obra foi lançada oficialmente no dia 6 de outubro, em Caxambu, na 32° Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação – ANPED. O evento reuniu professores e pesquisadores da área de educação de todo o país, com a finalidade de discutir o processo educacional na contemporaneidade.

Segundo Maria Teresa, apesar da cibercultura estar cada vez mais presente em nosso dia-a-dia o tema ainda é pouco discutido em sua interface como a formação de professores. “Compreendendo que os profissionais em educação devem ter uma formação continuada, não podemos ficar alheios a esse novo cenário.”

No livro, a professora reuniu textos que fazem uma discussão pertinente sobre as inovações tecnologias presentes na sociedade atual e suas vinculações com a dinâmica de funcionamento da escola, em termos de relações de trabalho e de prática pedagógicas. “Minha geração é uma que não nasceu convivendo com essas novas tecnologias, somos “estrangeiros digitais”, mas o pessoal que nasceu a partir da década de 90 são nativos digitais, quem está sendo formado hoje vai ser professor dessa nova geração e é imprescindível que os novos educadores saibam como esses alunos utilizam essas novas ferramentas.”

O livro é fruto de pesquisas iniciadas em 1999, e foi idealizado a partir de um seminário realizado na Faculdade de Educação da UFJF, que teve como objetivo debater essas diferenças culturais e construir novas relações de aprendizagem. A obra é composta com textos de vários professores de diversas universidades. Entre os pesquisadores estão: Adriana Bruno, da UFJF; Eucídio Arruda, da UFU; Lívia Maria Motta, da PUC-SP; Marcos Silva, da Estácio de Sá; Maria Helena Bonilla, da UFBA; e Rosane Abreu, da PUC-RIO.

Os interessados em adquirir o livro “Cibercultura e formação de professores” podem entrar em contado com a professora Maria Teresa pelo e-mail: freitas.mteresa@gmail.com ou pelo e-mail da editora autêntica vendas@autenticaeditora.com.br.

Outras informações: 2102-3994 (Coordenação do Programa de Pós-Graduação)

Livro e conferência discutem na UFBA identidade e subjetivação

Acontece na próxima quarta-feira (dia 11 de novembro) o lançamento do livro “Indivíduo singular plural – a identidade em questão”, de Eduardo Leal Cunha, que antes fará conferência sobre o tema “Identidade, ética e subjetivação no mundo contemporâneo”. Os eventos estão programados para o auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus de Ondina), a partir das 17h. O livro é publicado pela editora 7Letras com apoio da UFBA e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura), o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos da UFBA (IHAC) e a Facom são os realizadores dos eventos.
 

Poética da Oportunidade: Estruturas coreográficas abertas à improvisação
O livro Poética da Oportunidade: Estruturas coreográficas abertas à improvisação, do Mestre em Dança pela UFBA Hugo Leonardo da Silva, será lançado durante o Seminário de Pesquisa Estudantil e Pós-Graduação, que acontecerá no Pavilhão de Aulas da Federação 3 – PAF 3 – da UFBA, no próximo dia 13 de novembro, sexta-feira, a partir das 16:30h.

O livro está centrado no esforço de propor uma abordagem coerente para a compreensão dos vínculos entre corpo, sensações, emoções e razões, em meio à complexidade de operações cognitivas em que o dançarino está empenhado ao atuar num espetáculo de dança preparado para o improviso. Propondo-se ainda modelos de estudos para a auto-organização e emergência em sistemas, como uma possível ferramenta para esclarecer métodos de organização e criação de dança.

Professora da UFPE lança livro sobre a Índia
 
A professora Roberta Uchôa, do Departamento de Serviço Social da UFPE, realiza o lançamento de seu livro “Curiosidades sobre a Índia: Diários de Sexta-feira” no próximo sábado (7), às 17h, na Saraiva MegaStore do Shopping Center Recife.
 
O livro, publicado pela Editora Universitária da UFPE, expõe as experiências adquiridas pela autora durante sua viagem de 11 meses (de março de 2008 a fevereiro deste ano) à Índia para a obtenção do pós-doutorado. A obra é composta por 40 artigos, enviados todas as sextas a familiares e amigos. No texto, consta descrição etnográfica da Índia, através da exposição de costumes, como vestuário e culinária.
 
Mais informações: Saraiva MegaStore – (81) 3464.9393

Livro traz à academia a história do capoeirista Besouro
Ano passado, depois de 300 anos de história, a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural do País pelo Ministério da Cultura. Na esteira desse reconhecimento, livros, filmes e peças de teatro surgem para colaborar na compreensão dessa manifestação cultural. Na Universidade Federal do Ceará, o Prof. José Gerardo Vasconcelos, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, realizou pesquisa sobre um dos nomes legendários da capoeira e lança no próximo dia 11, às 18h, no Auditório da Reitoria, o livro “Besouro – O capoeirista justiceiro”, 77° título da coleção Diálogos Intempestivos (Fortaleza: Edições UFC, 2009 – 105p., R$ 10,00).
 
O ensaio é resultado do relatório de pesquisa do pós-doutorado feito pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Gerardo, que também é Mestre e Doutor em Sociologia, foi a Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, onde coletou depoimentos de contemporâneos e discípulos de Mestre Besouro (1892 – 1924) e levantou documentos.
 
Besouro – enfocado no filme do mesmo nome, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, em cartaz em Fortaleza – é um personagem cercado de lendas. Gerardo encontrou pelo menos três versões para o nascimento e 10 para a morte do herói. Segundo o pesquisador, o capoeirista “comprava briga pelos outros e defendia desfavorecidos”, numa Bahia dominada pelos coronéis fazendeiros. Graças ao pacto com os orixás, Besouro tinha o corpo fechado e fama de invencível. Sua habilidade era tamanha que parecia voar durante as lutas. A versão mais aceita de sua morte é a de assassinato a mando de um coronel.
Na solenidade de lançamento do livro, a obra e o autor serão apresentados pelo Mestre Armadinho (Armando Teixeira Leão), de Capoeira Angola, graduando em História pela UFC, coordenador do Grupo de Estudos dos Trabalhadores Livres e Escravos da Colônia, do Departamento de História da UFC, Coordenador da União de Negros pela Igualdade (UNegro) e ogan de candomblé do Ylê Axé Omo Fifé, filho de Mãe Valéria de Logundé.

Ministro Paulo Vannuchi lança livro sobre Direitos Humanos na UFPB

“Brasil: Direitos Humanos – Um retrato do país aos 60 anos da Declaração Universal”. Este é o título do livro que vai ser lançado nesta terça-feira (10), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República do Brasil, por ocasião do V Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB, que acontece nos próximos dias 9 e 12, no campus de João Pessoa.

O lançamento da obra será feito pelo ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, após participar da mesa-redonda ‘Democracia e Direitos Humanos em Bobbio” e conceder entrevista coletiva à imprensa. A mesa que acontece no dia 10, às 9h, no Auditório da Reitoria, será coordenada pelo professor da UFPB, Luciano Mariz Maia, e terá como debatedor o ex-ministro das Relações exteriores e professor da USP, Celso Lafer.

O evento objetiva comemorar o centenário de nascimento de Norberto Bobbio e, a partir do seu pensamento, debater temas atuais como democracia, direitos humanos e relações internacionais, segundo informou o coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, professor Giuseppe Tosi, que também é coordenador geral do V Seminário Internacional de Direitos Humanos.

O seminário será aberto no dia 9, às 19h, no Auditório da Reitoria, pelo reitor da UFPB, professor Rômulo Soares Polari, com a participação especial do cônsul italiano em Recife, Francesco Piccione; professor Acílio da Silva Estanqueiro Rocha, da Universidade do Minho (Braga;Portugal); e de representante do Ministério da Educação.

A seguir, o professor Celso Lafer, da Universidade de São Paulo (USP), fará a conferência de abertura sobre “Paz e Guerra na primeira década do Século XXI: os ideais e os conceitos de Bobbio, balanço e perspectivas”.
Já a conferência de encerramento abordando o tema “Jura Gentium: Luci e ombre del pacifismo giuridico di Norberto Bobbio” vai ser proferida pelo professor Danilo Zolo, da Universidade de Florença”, da Itália.

A programação do evento, que reunirá 350 pessoas, inclui a realização de um minicurso; seis sessões temáticas; 11 grupos de trabalhos; e sete mesas-redondas, além de lançamento de livros e apresentações culturais.

O professor Pier Paolo Portinaro, da Universidade de Torino (Itália), já se encontra em João Pessoa para ministrar o mini curso ‘Il pensiero político di Norberto Bobbio’. O minicurso vai acontecer de 9 a 12 de novembro, em sala do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da UFPB, localizado na Central de Aulas. Considerado com um grande estudioso de filosofia política, o professor Portinaro estudou sob a orientação de Bobbio.

O Seminário é promovido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e Comissão de Direitos Humanos da UFPB, em parceria com Jura Gentium – Centro de Filosofia do Direito Internacional e da Política Global; Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Florença (Itália) e a Escola de Direito da Universidade do Minho (Braga/Portugal).

Apoiam o evento a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR); Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD-MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Istituto Italiano di Cultura – São Paulo.