Lançamentos das Editoras Universitárias

Eduff lança livros – A Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) lançou no dia 28 de abril o livro “O caminho do mundo – mobilidade espacial e condição camponesa numa região da Amazônia Oriental”, de Gil Almeida Felix. Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia a UFF, Grupo de Pesquisa Campesinato: Formas de Reprodução e Reenquadramentos Institucionais e Eduff, foi realizada ainda a mesa-redonda “Campesinato na Amazônia”, com a participação do autor, Delma Pessanha Neves e Pedro Fonseca Leal. No dia 29, às 18h, na Editora da UFF Livraria Icaraí, também foi lançado o livro “(re)confesso poesia”, de Cyana Leahy, editado pela Eduff e 7Letras.

Inteligência Artificial ganha projeto gráfico moderno – Considerado um dos destaques da Série Didática da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), a terceira edição do livro Inteligência Artificial – Ferramentas e teorias (R$35,00; 371p.), do professor e pesquisador Guilherme Bittencourt, falecido recentemente, vítima de câncer, ganhou um projeto gráfico moderno e uma nova capa. Inteligência Artificial é a área da ciência que “tenta abordar o problema usando um tratamento simbólico”.
 
Bittencourt, que iniciou na UFSC como professor do Departamento de Engenharia Elétrica e que também já integrou a equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE – São José dos Campos, SP), prioriza a abordagem simbólica do problema da inteligência, sem, no entanto, deixar de se aventurar em outros campos da matéria. Além de aprofundar os aspectos técnicos, sublinha na apresentação a pesquisadora Sandra Sandri, do INPE, o texto também disseca questões históricas e filosóficas. “O livro é uma ferramenta didática exemplar”, pois consegue ser “conciso e ao mesmo tempo abrangente”, acrescenta Sandri.
 
De acordo com as explicações didáticas constante na obra, “o que hoje chamamos de inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação ao mesmo tempo recente (oficialmente a IA nasceu em 1956) e muito antigo, pois a IA foi construída a partir de idéias filosóficas, científicas e tecnológicas herdadas de outras ciências, algumas tão antigas como a lógica, com seus 23 séculos”.
 
A pesquisa oferece um panorama sobre a evolução das idéias filosóficas ocidentais sobre a natureza da matéria e da mente, descrevendo igualmente as controvérsias que marcaram a busca de fundamentos filosóficos e teóricos para a matemática e os problemas de computabilidade e coerência das teorias matemáticas. Ainda no primeiro capítulo, o pesquisador recupera a história dos mecanismos artificiais construídos para simular o comportamento humano, dimensionando a evolução da Inteligência Artificial ao longo do tempo.
 
A aplicação da Inteligência Artificial é cada vez mais intensa diante das exigências da evolução tecnológica, sobretudo no comércio, na indústria, na própria pesquisa e nos setores estratégicos, já que hoje a área está integrada, cooperando e contribuindo com a ciência e a tecnologia dos vários campos de conhecimento.
 
A Inteligência Artificial apresenta-se, em síntese, como uma ferramenta imprescindível para superar os desafios científicos, tecnológicos sociais e econômicos que atormentam a humanidade cotidianamente.
 
Livro lançado pela Editora Universitária da UFPE destaca a Cultura de Paz –
A Editora Universitária da UFPE lançou o livro “Cultura de Paz – Educação do novo tempo”, uma coletânea de textos produzidos por professores, pesquisadores e estudiosos que discutem a cultura da paz nos âmbitos social, ambiental, político e cultural. O livro é resultado das ações do “Cultura de Paz”, grupo formado há cerca de três anos que realiza a Semana de Paz, evento com professores da própria Universidade, personalidades externas e parcerias com entidades que lutam pela paz.
 
O lançamento da obra aconteceu na III Semana de Cultura de Paz da UFPE, no último mês de novembro. Há a pretensão de se realizar ainda mais um lançamento, no próximo mês, na Livraria Cultura. A obra traz artigos sobre diversos assuntos nos mais diversos campos do conhecimento: implicações sociais da física quântica, budismo e cultura de paz, escola e paz, resolução de conflitos, pacificação do espaço doméstico, cultura de paz e ecologia, cultura de paz e meio social, entre outros.
 
A organização da obra, que conta com 14 autores, foi feita por Marcelo Pelizzoli, professor dos Departamentos de Filosofia e de Gestão e Políticas Ambientais e coordenador do grupo Cultura de Paz da UFPE. Há artigos de seis professores da Universidade – o próprio Marcelo Pelizzoli, Policarpo Júnior, Roberto Faustino, Gilda Lins, Maria José Luna, Maria de Fátima Lucena – e um estudante, Thomas Enlazador. 
 
Pesquisadora cria glossário para entender Brasília –
Quem vem a Brasília pela primeira vez logo estranha a divisão de setores para morar, trabalhar e se divertir, além de nomes e endereços que só existem no DF. As sensações percebidas pela professora Flávia Pires ao chegar ŕ cidade, há 15 anos, se transformaram em motivação para uma pesquisa feita na Universidade de Brasília. Como resultado, ela criou um glossário inédito com 216 termos próprios da capital. São nomes como Eixão e tesourinha, além das siglas, a exemplo de SQS, SEPN, SQN. “Quem vive em Brasília já se acostumou, mas para quem vem pela primeira vez, SQN (Superquadra Norte) não diz muita coisa”, diz. No glossário, cada palavra é acompanhada de informações como as de um dicionário, além de uma frase exemplificando como o termo é usado.

Artigos – A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo lança o livro Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística, que reúne artigos do curso de Especialização Reabilita, no dia 21 de maio, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 sul). Informações pelo telefone 3307 2454.

Saúde mental no DF e Entorno – O Instituto de Psicologia lança o livro Tecendo Redes em Saúde Mental no Cerrado – Experiências e Estudos de Atenção em Saúde Mental, na segunda-feira, 18 de maio, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 sul). A publicação é resultado do trabalho da primeira turma do curso de especialização em saúde mental, concluído em março deste ano. Mais que uma coletânea de trabalhos acadêmicos, o livro é um retrato da realidade atual da saúde mental no DF e no Entorno, a partir da visão de diferentes profissionais e instituições que lidam com o tema. O curso foi coordenado pelo IP em parceria com o Ministério da Saúde.

UnB e Fiocruz Brasília lançam o quarto volume da série Direito Achado na Rua – O Direito à Saúde consagrado pela Constituição de 88 é o tema do quarto volume da série “O Direito Achado na Rua”, projeto realizado pelo Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos (NEP), da Universidade de Brasília (UnB). O livro organizado pelo Reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Jr, pela coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília (Prodisa), Maria Célia Delduque, e pela coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Direito Sanitário da USP (Cepedisa), Suely Dallari, entre outros, será lançado no próximo dia 8 de maio, às 10h30, no Auditório da Organização Pan-Americana da Saúde.

A idealização da série sobre Saúde, que inclui também um curso a distância e um vídeo, contou com a parceria da Fiocruz Brasília, por meio do Prodisa, e do Cepedisa. Além de textos dos organizadores, o livro traz artigos de pesquisadores e estudiosos renomados, como o sociólogo Boaventura de Souza Santos e os juristas José Eduardo Faria e Dalmo Dallari.

Affonso Romano lança livro na universidade – O professor, jornalista, poeta e ensaísta Affonso Romano de Sant'Anna esteve na UnB na quinta-feira, 23 de abril, para lançar O Enigma Vazio – Impasses da Arte e da Crítica. Na obra, o escritor propõe uma abordagem nova da arte contemporânea, a partir da análise de textos críticos de autoria de Octavio Paz, Jacques Derrida, Roland Barthes e outros. Para isso, Affonso traz para o espaço da crítica de arte elementos da linguística, da filosofia e da retórica. O lançamento foi precedido de palestra sobre o tema do livro.
Editora da UFBA lança seis livros e comemora 50 anos na Bienal – A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lança seis livros na Bienal do Livro e comemora seus 50 anos de atividades das edições da UFBA com um catálogo de 500 títulos em várias áreas do conhecimento. Conceituada tanto no meio acadêmico como comercial, a Edufba é uma das poucas editoras baianas que mantém um ritmo crescente de publicações no estado, inclusive com uma rede de distribuição local e nacional, em parceria com as principais livrarias do país.

Edufba lança seis livros e comemora 50 anos na Bienal – Os lançamentos da Edufba na Bienal foram acompanhados de sessão de autógrafos no seu stand, com a presença dos autores: “Formação, saberes profissionais e profissionalização em múltiplos contextos: sentidos. Políticas. Práticas”, de Vera Lúcia Bueno Fartes, “Transas da cena em transe”, de Raimundo Leão, “Comunidade sertaneja”, de Erivaldo Neves, “Integralismo na Bahia: gênero, educação e anistia social em O Imparcial”, de Laís Mônica Reis Ferreira, “Compreendendo a complexidade sócio/espacial contemporânea: o território como categoria de diálogos interdisciplinares”, de Maria Teresa Franco Ribeiro e Carlos Roberto S. Milani e “A luz da narrativa”, de Carlos Ribeiro.
 
Edufba lança livro de botânica durante a Bienal – “Asteraceae: caracterização e morfologia floral”, das pesquisadoras Nádia Roque e Hortência Bautista, é o título do livro que a Edufba lançou no último dia 25 durante a IX Bienal do Livro da Bahia. Este trabalho se destaca como um tema inovador no Brasil, não só pelo conteúdo, mas também pelas várias ilustrações inéditas, representado grande parte da variabilidade morfológica floral encontrada nas Asteraceae. É uma leitura acessível, com figuras originais que facilitam a sua compreensão e aprendizagem. A família Asteraceae reúne plantas utilizadas por culturas populares no mundo, especialmente com propósitos medicinais, cosmetológicos, alimentares, agropecuários e ornamentais.

Livro destaca produção de petróleo em campos marginais – Acontece nesta sexta-feira (15), às 19h, o lançamento do livro ?Produção de petróleo e gás em campos marginais?, organizado pelo Prof. Doneivan F. Ferreira, do Departamento de Geologia e Geofísica Aplicada da UFBA. O livro ressalta o fato de a Bahia ser o berço da produção de petróleo no Brasil e, agora, do nascente mercado de pequenos produtores de campos marginais. O lançamento, no escritório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural Biocombustíveis (ANP) em Salvador ? Av. Tancredo Neves, 450 ?, terá a participação do diretor-presidente da ANP, Haroldo Lima, do presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e do reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho.