Lançamentos de livros nas IFES

Professor de Medicina da UFMG lança livro que discute a construção do saber científico

O professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG, José Eymard Pittella, acaba de lançar pela editora Coopmed de Belo Horizonte o livro Construindo o saber da ciência.

Com uma linguagem clara e simples e incorporando contribuições de outros autores, o livro de Pittella aborda a ciência como uma atividade humana em construção não isolada do contexto histórico, sendo influenciada por crenças, valores culturais e interesses pessoais e profissionais. A obra também estabelece analogias entre criatividade científica e artística e relações entre ciência, política e ideologia.

O autor

José Eymard Pittella foi professor da Faculdade de Medicina da UFMG de 1970 a 2001. Atualmente, trabalha em projetos de pesquisa e extensão na área de neuropatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRPUSP), com bolsa da FAEPA (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRPUSP).

O valor do livro é de R$40 e pode ser adquirido pela loja virtual da Coopmed, pelas lojas da Praça de Serviços, no campus Pampulha, e no campus Saúde (Av. Prof. Alfredo Balena, 190).

Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal
Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende e Maria Manuel Vieira (organizadores)
Área: Sociologia | Educação
Coleção: FAE
2012. 449 p. ISBN: 978-85-7041-919-4
Preço: R$60,00

Os autores analisam a realidade contemporânea relativa ao papel da escola e da família na imposição da ordem cultural legítima, às novas configurações da relação família-escola, bem como às tendências recentes da pesquisa sobre os efeitos do estabelecimento de ensino na redução/manutenção das desigualdades sociais de escolarização. No que tange à juventude, os textos apresentam os debates sobre as relações entre juventude, cultura e ações coletivas, bem como sobre a diversidade juvenil, com ênfase na raça/etnia, gênero e sexualidade, finalizando com reflexões em torno das múltiplas ligações entre os jovens e o cotidiano escolar.


Lançamento do livro Movimentos Estudantis, Formação Profissional e Construção de um Projeto de País no dia 23 de janeiro (segunda), às 15 h, no auditório Newton Maia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A obra é de autoria do pesquisador do Programa sobre Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE, Otávio Luiz Machado.

O evento terá a presença do Reitor Anísio Brasileiro, quem prefaciou a obra, do Diretor do CTG, Edmilson Lima, de representantes da Petrobras, do Chesf, do Crea, do movimento estudantil e demais convidados.

Na oportunidade o Professor Denis Bernardes irá falar sobre a memória da imprensa universitária a partir dos anos 1920.