Legislação será decisiva para o país dar salto em inovação tecnológica, diz ministro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, afirmou, durante audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta terça-feira (6), que a aprovação de projetos de lei que tramitam no Congresso será decisiva para o país conseguir dar um salto em ciência e inovação tecnológica.

Campolina se referiu ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 619/2011, de autoria do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com 81 artigos, a proposta já foi aprovada pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e terá decisão terminativa na CCT, onde aguarda relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

O ministro também se referiu à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2014, que consolida as normas para o desenvolvimento científico no Brasil. Aprovada na Câmara, a proposta chegou este ano ao Senado e aguarda designação de relator na CCJ. Uma das alterações que o autor propõe fazer na Constituição é permitir que haja remanejamento ou transferência de recursos para as atividades de ciência, tecnologia e inovação de uma categoria de programação para a outra, sem a necessidade de prévia autorização legislativa, mediante ato do Poder Executivo.

— Nós temos impedimentos formais e legais que são uma loucura. Essa legislação é decisiva para destravar a ponte entre o mundo científico e acadêmico, o sistema governamental, as instituições de fomento e as empresas brasileiras — afirmou.

Segundo o ministro, o Brasil está em 6º lugar em relação à produção industrial no mundo, liderada pela China. Embora tenha apenas 2,8% da produção industrial do mundo, Campolina vê o país com possibilidade de ascensão. Ele explicou que a ordem global está mudando e que as economias centrais, como Estados Unidos, Europa e Japão estão em queda em relação à participação no Produto Interno Bruto mundial, enquanto outros países estão crescendo, como China e Brasil.

— Hoje, a ordem global passa por uma concertação de um conjunto de países, mostrando as dificuldades que existem na governança mundial em mutação, e a possibilidade que países, como o Brasil, terão diante dessa reconfiguração da ordem global. Nós só vamos conseguir ter uma posição de destaque se fortalecermos a nossa economia — disse.

Prioridades

Clelio Campolina, que atendeu convite da CCT para falar das ações e prioridades de sua pasta em 2014, explicou que o orçamento do ministério, de cerca de R$ 7 bilhões, é dividido em uma parcela para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a outra é o orçamento da pasta propriamente dito .

— É preciso observar que o Ministério da Ciência e Tecnologia possui 31 instituições ligadas a ele — ressaltou.

O ministro destacou vários programas e projetos do ministério. Entre eles o programa Ciência sem Fronteira, que viabiliza o estudo de alunos brasileiros no exterior com bolsas de mestrado, doutorado e pós-graduação; o projeto Sirius, que é a montagem de um laboratório de luz síncrotron em Campinas; o reator de multipropósito, que vai produzir radiofármacos para a saúde; o programa de nanotecnologia, chamado Sisnano, já em execução; o Cemaden, um centro de previsão de riscos e desastres ambientais, que está sendo instalado em São José dos Campos; e um navio para pesquisa, que está sendo produzido na China, em parceria com a Marinha brasileira.

– Esse navio será entregue em novembro e é decisivo, porque nós temos uma plataforma marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, a chamada Amazônia Azul.

Em relação ao sistema acadêmico, Campolina citou os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. São 125 INCTs em funcionamento no país e alguns já estão dando resultados.

– Nós hoje temos um desses INCTs, na Universidade Federal de Minas Gerais, que produziu a vacina contra a leishmaniose. Já está credenciada para o laboratório Hertape. Nesse momento, estamos providenciando o credenciamento no Mediterrâneo, porque a Europa tem a doença, mas não tem o remédio. Se o Brasil conseguir fazer isso, vamos produzir a vacina para os europeus – relatou.

Inovação Tecnológica e Educação

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) falou que uma das maiores dificuldades hoje do país é a formação de mão de obra. Ele defendeu a integração de pesquisas e a aplicação prática do conhecimento na vida das pessoas.

– Esse é o desafio que nós temos. Eu fico feliz quando o senhor vem aqui e diz que é possível fazer isso. Só seremos competitivos com inovação, só seremos inclusivos com inovação – disse o senador.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a melhoria da educação de base para o avanço tecnológico do país. Para ele, sem investir na base da educação, não será possível desenvolver o Brasil. Ele perguntou ao ministro se ele acreditava na federalização da educação básica como caminho para melhorá-la.

– Estou inteiramente de acordo com o senhor de que a educação básica é fundamental. Com relação à federalização eu não estou seguro. O país é muito grande. Tenho medo de uma centralização burocrática não funcionar – disse Campolina.

Cristovam argumentou que defende a federalização na carreira do professor, na qualidade dos equipamentos e das instalações físicas, mas que defende a gestão feita pela própria escola. O ministro explicou que o formato em si, talvez, não seja o mais importante.

— Eu sou ministro da Ciência e Tecnologia, não sou da Educação, mas acho que temos que discutir e encontrar o melhor formato. O formato em si talvez não seja o mais decisivo, o decisivo é escolher as políticas corretas, apoiá-las e tentar implementá-las – afirmou Clelio Campolina.

 

Agência Senado

 

 

How to Do Cardio With Bad Knees
online games It’s nigh white

ger by Max Azria fall 2014 collection
mermaid wedding dresses In five years

Sears exclusive Walking Jamie from 1970 is Barbie doll
cheap flights I had to read your review even though I didn’t see this episode

How to make pearl chandelier earrings
free online games the easier it is to cut later

Getting the Right Fit for Men’s Suits
games send in stylish picture of your own

Your best outfit for under
kleider depending on which site you’re looking at

Why Donating Vehicles Is The Best Option For Used Car Owners
ballkleider Fashion design is a highly sought after career field

Top 10 Websites To Learn The Art Of Being A Fashionista
cool math afrezza appreciation paves the way so that it will multi