Literatura, mitos e objetos do imaginário da região amazônica serão tema de congresso realizado pela UNIR

Acontece em Porto Velho, de 8 a 10 de abril, o I Congresso – Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários. O evento é uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e conta com o apoio de instituições como CNPq e CAPES.

O Congresso pretende discutir pressupostos e desdobramentos político-ideológicos dos métodos e objetos provenientes da literatura e dos mitos da região amazônica, conforme informações dos organizadores. “Na busca pelo diálogo entre a teoria e os objetos amazônicos, muitos deles fronteiriços em relação à ciência, é que propomos um debate envolvendo pesquisadores amazônidas, brasileiros e latino-americanos”, disse um dos coordenadores do congresso, professor doutor Valdir Aparecido de Souza, sobre a necessidade de realização do evento.

Inscrições
As inscrições para submissão de propostas de simpósio podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2015 e as propostas de comunicação em simpósio com submissão de trabalho de 1° a 18 de março. Já as inscrições para participação como ouvinte serão realizadas de 19 de março a 7 de abril.

Na programação do congresso estão incluídas conferências, mesas redondas e minicursos. Além de docentes da UNIR, o evento terá também a participação de professores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidad de la Republica Oriental del Uruguay, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Acre (UFAC).

Mais informações sobre a programação, critérios para submissão de trabalhos e prazos estão disponíveis na página do evento no endereço eletrônico http://metodosfronteiricos.wix.com/metodosfronteiricos.

Realização
O congresso é uma realização do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, do Centro de Estudos Interdisciplinares sobre o Imaginário Social, do Programa de Mestrado em Estudos Literários, do Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais e do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural – Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, todos da UNIR.

As Pró-Reitorias de Pesquisa (PROPesq), de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), os Departamentos de História, Línguas Vernáculas, Línguas Estrangeiras e o Núcleo de Ciências Humanas da UNIR também estão apoiando o evento.

Fonte: UNIR