Livro da Editora UFG analisa a história política de Goiás por meio de jornais produzidos no período republicano

Evento ocorre durante a XII Semana de História, no dia 27 de junho

A Editora UFG lança na próxima quinta-feira (27/06), às 17 horas, na livraria do pátio da Facomb, a obra Mobilidade discursiva: o periodismo político em Goiás, de Cristiano Alencar Arrais. O lançamento acontece durante a XII Semana de História, evento organizado pela Faculdade de História que apresenta nessa edição o tema “Tempo, História e Mundo da Vida”.

No livro, o autor analisa a história política de Goiás, particularmente entre as décadas de 1920 e 1930, valendo-se da análise dos periódicos publicados nesse período, tais como A Voz do Povo, A Colligação, A Razão, A Informação Goyana e Cidade de Goyaz. A obra ressalta a forma como esses jornais aglutinaram as mais diversas tendências governistas ou antigovernistas, indo desde a crítica puramente política até as acusações de cunho pessoal.

De acordo com o texto de apresentação de Noé Freire Sandes, o autor “traça um quadro rico dessa conjuntura política, reafirmando a primazia da política como chave para compreensão das mudanças que se operavam no estado”. Em nota, o autor afirma que “seu trabalho faz parte de uma tentativa de articular dois temas que dominaram suas preocupações ao longo dos últimos anos: os questionamentos acerca da natureza do conhecimento histórico; e o mundo político goiano entre as décadas de 1920 e 1930.” Segundo o autor, o livro não tem a pretensão de buscar a verdade ou falsidade dos discursos analisados, mas a “felicidade” ou “infelicidade” de tais discursos. Ao analisar as fontes, ele procura resposta à indagação sobre como os mecanismos de argumentação e persuasão utilizados estruturam as expectativas dos homens do passado sobre o seu tempo.

O livro Mobilidade discursiva: o periodismo político em Goiás está disponível nas livrarias da UFG e na livraria virtual. Mais informações no site da Editora UFG: www.editora.ufg.br.

Ficha técnica

 

Título: Mobilidade discursiva: o periodismo político em Goiás

Autor: Cristiano Alencar Arrais

Editora: UFG

Páginas: 144 p.

 

 

Ascom UFG 

 

 

 

 

Activision History Says Avoid Zynga IPO
free games online 41 year old Isreali born Ikram pronounced e crom Goldman

San Juan Hills Country Club Hotels
free online games elegant and then untrendy article

Protecting From Underwriters Slipping Past Lock Period
cheap flights Dreams Base5 Boot Toddler

Victoria Beckham Cheryl Cole In WAG Fight
forever21 pepper and thyme

Beyonce Blackface Photo in L
free online games That will help to balance the width of your hips

What Made Her Wait to Get Pregnant
kleider Should you encounter a Juliana with an even numbered link

The luxurious fashion store Giglio Boutique presents the designer Guido Giuttari’s exhibition
ballkleider business in the clothing sector

How to Become a Buyer in the Fashion Industry
cool math halston looks for an alternative