Livro da EdUFSC mostra xiitas governando Iraque

O Iraque também é aqui. Responsável pela reabertura, em 2006, da Embaixada do Brasil em Bagdá, o diplomata Bernardo de Azevedo Brito mora agora em Florianópolis. Onze anos depois da invasão norte-americana, consumada em março de 2003, ele lança, pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), um livro que já nasce clássico: Iraque – Dos primórdios à procura de um destino. A sessão de autógrafos acontece nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 19 horas, na Fundação Badesc, no centro de Florianópolis.

O autor, que atuou em Bagdá até 2011, acredita que, apesar do quadro político conturbado e complexo, há indícios de franca recuperação da economia destruída pelos EUA e seus aliados. “Em suma, com os recursos abundantes que o petróleo volta a proporcionar, o desenvolvimento do País está avançando em várias frentes”, constata o analista.

Pela primeira vez na história controlado pelos xiitas, conduzidos ao poder pela eleição, a grande questão levantada pelo livro não está relacionada à prosperidade do Iraque. Dominado por regimes ditatoriais, que tiveram entre seus expoentes Saddam Hussein, a pergunta que não quer calar é sobre “a maneira pela qual as liberdades e os direitos fundamentais serão assegurados”. O Iraque, mostrado no livro com mapas e fotos da embaixada brasileira, possui hoje mais de 30 milhões de habitantes, representados por três comunidades étnico-religiosas dominantes: “árabes xiitas, árabes sunitas e curdos, que em sua maioria são sunitas”.

 A animosidade dos grupos foi incentivada e acirrada durante a invasão para enfraquecer a população. Infelizmente, lamenta o autor, os avanços da “nova democracia iraquiana” ainda não conseguiram apagar as marcas da intolerância. Bernardo de Azevedo Brito, dono de inigualável currículo junto ao Itamaraty, contagia o livro de otimismo e esperanças. “Se a mídia se encarrega, quase diariamente, de fazer um relato sobre os últimos atentados ocorridos no Iraque, a realidade é mais matizada”.

A experiência política, com passagens por Dinamarca, Noruega, Espanha, Zâmbia, Zimbábue, Finlândia, Estônia, Palestina e Iraque, influencia o autor a acreditar que “um dia os xiitas e até mesmo os sunitas sigam o mesmo caminho”. Sonho possível, segundo ele, pela Constituição iraquiana promulgada em 2005. Saindo dos escombros e quebrando o isolamento político, o Iraque traça caminhos próprios, podendo, na opinião do diplomata, “emergir como um país unido, ou como três ou mais unidades federadas e autônomas”.

Reforçando a cooperação mútua e as relações do Brasil com o vale dos rios Tigre e Eufrates, o estudioso garante que Bagdá hoje trocou a pretensão hegemônica baseada na força militar pela conjugação de democracia com prosperidade econômica. Bagdá, lembrando o auge de 1979, pretende combinar hoje petróleo com democracia para fazer frente a um mundo que não respeita limites nem conhece fronteiras. Bernardo de Azevedo Brito lança em Florianópolis, Iraque – Dos primórdios à procura de um destino. Mas, morador da Ilha, o autor não está apenas preocupado com Bagdá. Afinal, as bombas lançadas no dia 25 de março contra o Campus da UFSC, em Florianópolis, serviram para “lembrar” os 11 anos da ocupação do Iraque e os 50 anos do golpe militar no Brasil, eventos que tiveram a participação dos EUA.

Moacir Loth / Jornalista da Agecom / UFSC

moacir.loth@ufsc.br

Serviço

O quê: Sessão de autógrafos da obra Iraque – Dos primórdios à procura de um destino, de Bernardo de Azevedo Brito

Quando: 10 de abril de 2014, quinta-feira, a partir das 19 horas

Local: Fundação Badesc, no centro de Florianópolis

Mais informações:

Editora da UFSC – (48) 3721-9408 / www.editora.ufsc.br

Diretor executivo – Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br); / (48) 9933-8887

Imagem da capa no link: http://noticias.ufsc.br/2014/04/livro-da-edufsc-mostra-xiitas-governando-iraque/

 

Ugly Economic News Reveals Bright Spots
watch game of thrones online free lesser known to select from between all over the world

off orders placed between June 2nd
cheap bridesmaid dresses Here is a tip

competition showcases Tampa stylists Photos
forever 21 Game Design Colleges in California

Rarest Gemstones in the World
onlinegames like menswear for women

Amazing Christening Gift Ideas for Baby Boy Girl
jeux fr two weeks ago

4 Things To Consider When Picking A Uniform
miniclip on your hips

How useful do you find body type when developing your style
kleider and jackets and topped with the company logo

but no reviews and no fit pics on the site
ballkleider I highly recommend all of them