Livro da UFGD é lançado em Simpósio Internacional

A Profa. Dra. Alexandra Santos Pinheiro, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participou do IX Simpósio Internacional sobre Educación y Cultura em Iberoamérica, em Varadero (Cuba), entre os dias 19 e 24 de março.

Uma das atividades que constaram na programação do evento foi o lançamento do livro “Leitura e escrita na América Latina: teoria e prática de letramento”, publicado pela Editora da UFGD e organizado pelos professores Adair Vieira Gonçalves, Alexandra Santos Pinheiro e Rosa Myriam Avellaneda Leal. Durante o lançamento, 50 exemplares foram distribuídos para representantes de instituições de Ensino Superior do México, Argentina, Colômbia, Cuba e Brasil.

O livro é resultado de discussões realizadas durante o “Quinto Congreso Internacional de la Cátedra Unesco para el Mejoramiento de la Calidad y Equidad de la Educación en América Latina, con base en la Lectura y la Escritura”, ocorrido em junho de 2009, em Caracas (Venezuela). O diálogo com professores universitários da Colômbia, Venezuela, México, Uruguai, Chile, Espanha e Brasil motivou, devido à aproximação dos temas abordados, a organização da coletânea. São pesquisas que demonstram uma sintonia entre professores pesquisadores latino- americanos (e do pesquisador espanhol) diante dos questionamentos sobre a urgência de pensarmos formas de suprir as deficiências de crianças e jovens diante da leitura e da escrita.

Os interessados podem ter acesso gratuito a obra “Leitura e escrita na América Latina” pela internet, no link http://www.ufgd.edu.br/editora/catalogo/leitura-e-escrita-na-america-latina-teoria-e-pratica-de-letramento-s-1 .