Livro de autoria de pesquisadores da UNIFAL-MG e UnB é distribuído gratuitamente

O livro “ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática” foi apresentado ao público durante o último encontro de 2018 do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) das Universidades Federais, realizado  nos dias 20 e 21/11 na  Universidade Federal de Ciências da Saúde, em Porto Alegre-RS. Na mesa de cerimônia de pré-lançamento, estiveram presentes os professores Eduardo Gomes Salgado (UNIFAL-MG),Tomás Dias Sant’Ana (UNIFAL-MG e NEXT/UnB), Paulo Henrique de Souza Bermejo (NEXT/PPGA/UnB) e o pesquisador Everton Leonardo Almeida (PPGA-UFLA).

O material é parte integrante do projeto “ForRisco – Gestão de Riscos no Setor Público”, realizado pela UNIFAL-MG em parceria com o NEXT/UnB, FORPLAD, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (ANDIFES), Ministério da Educação e Ministério do Planejamento.

Participaram diretamente na escrita do livro os seguintes autores: Paulo Henrique de Souza Bermejo (coordenador do NEXT/PPGA/UnB); Tomás Dias Sant’Ana (NEXT/PPGA/UnB e UNIFAL-MG); Eduardo Gomes Salgado (UNIFAL-MG); Lucas Cezar Mendonça (UNIFAL-MG); Fábio Henrique dos Anjos (NEXT/UnB); Gustavo de Freitas (UnB); Guilherme Borges (UFLA); Daniel Pagotto (NEXT/UnB); Rodrigo Pagliares (UNIFAL-MG); Iara Pinheiro (MEC); Inessa Salomão (CEFET/RJ); Priscila de Paiva (CEFET/RJ); e Thiago Neves (UFPE). Ainda contribuíram elaborando o prefácio os seguintes especialistas: Welles Matias de Abreu (Ministério do Meio Ambiente); Rodrigo Fontenele (Ministério do Planejamento); e Jeferson Alves dos Santos (Auditor chefe da UNIFAL-MG e Presidente da Associação FONAIMEC).

Além do livro, o projeto ForRisco disponibilizará os seguintes instrumentos para apoio à gestão de riscos no setor público:

  • treinamentos on-line, em que serão oferecidas videoaulas gratuitamente com questões de avaliação à cada módulo, para formação de tutores em gestão de riscos da metodologia ForRisco.
  • sistema de software aberto (open source) denominado ForRisco, que será parte integrante de uma plataforma para governança pública denominada Plataforma For.

Para saber mais sobre o ForRisco, realizar a capacitação e o download gratuito do livro clique aqui.

Apresentação sobre o projeto ForRisco encerra o primeiro dia do Momento Holofote na 4º Semana de Inovação do Ministério do Planejamento

Prof. Tomás Dias Sant’Ana durante apresentação no Momento Holofote

A proposta do ForRisco foi uma das selecionadas para apresentação no Momento Holofote na 4ª Semana de Inovação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), realizada entre os dias 26 e 29/11, em Brasília-DF. O evento reuniu instituições públicas brasileiras e alguns nomes do cenário nacional e internacional para debater os desafios e as possibilidades da inovação no setor público.

A apresentação levantou o debate de conteúdos importantes relacionados à gestão de riscos, entre eles: o porquê de falar em gestão de riscos; por que gerenciar os riscos no setor público; e como o gerenciamento de riscos deve acontecer em instituições públicas na prática, e foi feita pelo Prof. Tomás Dias Sant’Ana, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da UNIFAL-MG de 2010 a março de 2018.