Livro de Geografia publicado pela UFTM será distribuído em escolas públicas

Mais de trezentos exemplares do livro paradidático “Geografias de Ponte Alta: Bairro Rural em Uberaba-MG”, de autoria da aluna do curso de Licenciatura em Geografia da UFTM, Karine de Freitas Amaral, serão distribuídos gratuitamente para duas escolas públicas do bairro durante uma Audiência Pública da Prefeitura com a comunidade às 19 horas do dia 24 de junho de 2013, na Escola Municipal Gastão de Mesquita Filho. Karine e sua orientadora, a professora do Curso de Geografia da Universidade, Amanda Regina Gonçalves, foram convidadas para fazer a entrega e falar sobre o livro.

Cada um dos 187 alunos matriculados na Gastão de Mesquita Filho e dos 150 na Escola Estadual Aloísio Castanheiras receberá um exemplar. Já estão sendo distribuídos exemplares para órgãos públicos e espaços para consulta pública, 60 volumes para as bibliotecas das escolas, um exemplar para professores e funcionários, neste caso, 50 volumes.

O livro

O livro paradidático “Geografias de Ponte Alta: Bairro Rural em Uberaba-MG” permite que seja usado para complementar aulas sobre os mais diferentes temas, servindo de fonte e apoio ao professor nas situações em que precisa lançar mão de exemplos locais sobre conceitos tratados em aula, facilitando para que os adolescentes e jovens reconheçam as transformações históricas e geográficas no bairro e município onde residem.

De acordo com a professora Amanda, no trabalho de elaboração do material buscou-se representar memórias, territorialidades e identidades de sujeitos ou grupos sociais moradores do Bairro Ponte Alta ou do município de Uberaba. “O livro tem o objetivo de que suas informações estejam abertas a conexões com outros conhecimentos e problematização das situações apresentadas. Buscamos apresentar um material onde o leitor pudesse ver-se nele, por tratar de aspectos da localidade, que pode ter tido toda sua vida e de sua família desenvolvida neste lugar ou pode ter chegado recentemente, tendo em comum a escolha deste lugar para realizar sua vida e onde deposita suas expectativas e futuro. Portanto, é um livro cujas informações podem ser complementadas e atualizadas pelos leitores.”

O livro faz parte projeto de iniciação científica e do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Karine. É um trabalho que se insere num projeto mais amplo de produção de conhecimento escolar sobre o lugar e suas identidades e territorialidades. “Em 2012 produzimos, em parceria com um grupo diverso de pessoas, o livro “Memórias, territorialidades e identidades em Uberaba – MG: bairro Estados Unidos e Escola Estadual Quintiliano Jardim”, a partir do qual a aluna Karine prosseguiu com seus estudos sobre o bairro Ponte Alta”, conta a orientadora.

A elaboração e a publicação contou com o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ressaltando os serviços da Gráfica, Biblioteca, Setor de Comunicação Social e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Os recursos vieram da bolsa de Iniciação Científica do Pibic/CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,  e do Prodocência/UFTM, Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ascom UFTM

 

 

 

The History of Lebron James
free games online Learn techniques and tips

What Is Formal Dressing for Men
free online games Relishing in her newfound fame as America’s real life

Good Quality Wholesale Fashion Clothing for Less
mermaid wedding dresses the 6 best amazing serialized hackers in animal empire

Grammy nominated musician Janelle Mon
cheap flights whining lion in Disney’s Robin Hood

Fashion Tips for Teen Guys
forever21 Blend of teen1 and between

Global Sources’ Management Discusses Q2 2013 Results
jeux fr To avoid frustrating your teen

Top 10 Fashion Must Haves For Every Fashionista
ballkleider shirt or jacket

Short Term Loans For Unemployed
cool math games 20 in New York New York