Livro de professora da UFPB é destaque em Encontro de Ciência da Informação

O livro “Museologia no Brasil, Século XXI: Atores, Instituições, Produção Científica e Estratégias”, publicado pela Editora CCTA da Universidade Federal da Paraíba, sob autoria da pesquisadora Luciana Ferreira da Costa (Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, Portugal, Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba) foi lançado no “XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)”. O encontro ocorre até esta sexta-feira (26), em Londrina-PR.

Com Prefácio de Francisca Hernández-Hernández (Doutora em História pela Universidade de Salamanca e Professora Emérita em Museologia e Patrimônio da Universidade Complutense de Madrid, Espanha), o livro da Professora Luciana Ferreira da Costa tem origem na tese de Doutoramento da autora, aprovada com distinção na universidade europeia de sua titulação.

Para Francisca Hernández-Hernández, Luciana Ferreira da Costa realiza um exaustivo trabalho de análise sobre a produção científica que tem sido gerada através dos programas de pós-graduação stricto sensuacadêmicos em Museologia no Brasil, fazendo uso das publicações de artigos científicos de acesso aberto no século XXI.Desvelam-se as tendências temáticas da produção científica, tanto teórica quanto prática, colocando-a em relação direta com as trajetórias e estratégias dos protagonistas – docentes/pesquisadores – e das instituições, contribuindo para que todos sejam considerados como pontos de referência essenciais da história recente das práticas e dos discursos na área institucional da Museologia brasileira. Dessa forma, o livro é muito contributivo para a história contemporânea da Museologia do Brasil.

O livro “Museologia no Brasil, Século XXI: Atores, Instituições, Produção Científica e Estratégias” é uma publicação de iniciativa da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia e Patrimônio (REDMUS) da Universidade Federal da Paraíba.

Como avaliação internacional do livro, nas palavras de Maria de Fátima Nunes (Professora Catedrática da Universidade de Évora, Diretora do Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – Especialidade em Museologia – da Universidade de Évora, Portugal): “Considero o momento de desafios abertos de entrar no século XXI com novos temas e novas incursões de pesquisa, como no Brasil se usa. E num contexto de rasgar fronteiras científicas e promover sinergias disciplinares, devo dizer que foi com grande empenho que a Universidade de Évora, através do seu Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência com Especialidade em Museologia, acolheu a Professora Luciana Ferreira da Costa da Universidade Federal da Paraíba, com sua tese defendida com distinção que resultou neste livro. O seu percurso profissional revela um grande empenho, maturidade científica e enorme capacidade de enfrentar novos desafios, em síntese, um perfil apto a singrar nas águas epistemológicas de uma área científica consolidada, História da Ciência, sobre o conhecimento museológico brasileiro, e a partir desse desiderato acadêmico construir novos saberes com novos horizontes de abertura”.