Livros nas editoras universitárias

Livros nas editoras universitárias

Editora UFMG

Leituras críticas sobre Maria da Conceição Tavares

Maria da Conceição Tavares é uma das maiores economistas que o país já teve e, segundo o organizador desta obra, a maior viva. Nascida em Portugal, fugiu de sua terra natal logo no início da ditadura salazarista e veio para o Brasil. Herdeira da tradição do pensamento de Celso Furtado e da Cepal, construiu sua carreira acadêmica na Unicamp, onde teve como alunos Dilma Rousseff e José Serra. Aos 80 anos, celebrados em abril, segue pensando o Brasil do ponto de vista econômico com a abordagem humanista que é central em sua obra. As Leituras críticas consistem em artigos de Ricardo Bielschowsky, Emir Sader, José Carlos de Souza Braga e Maurício Borges Lemos, além de uma entrevista com Conceição Tavares. Os estudos abordam diferentes aspectos da obra da autora, valorizando a sua capacidade analítica e o caráter heterodoxo de suas ideias. Ainda que, por vezes, o texto seja denso e técnico demais – especialmente no último artigo –, o livro é uma boa opção não só para os familiarizados com o assunto, mas também para leigos que quiserem entender um pouco mais sobre economia. A obra traz ainda uma bibliografia completa, listando a produção intelectual da economista. De fato, como afirma o organizador da publicação em seu prefácio, “talvez o maior mérito deste livro esteja simplesmente em iluminar o caráter clássico de uma obra que continua”. (João Flores da Cunha)

O QUE: Livro As Leituras críticas sobre Maria da Conceição Tavares
AUTOR: Juarez Guimarães
NÚMERO DE PÁGINAS: 112
QUANTO: R$ 28 (valor médio)
EDITORA: Editora Fundação Perseu Abramo/Editora UFMG


Centro Cultural UFMG recebe atrações do Vale do Jequitinhonha

No dia 11 de dezembro o Centro Cultural UFMG apresenta um evento riquíssimo que resgata o vasto cenário de flautas de tradição oral do Vale do Jequitinhonha.

O evento tem como atrações uma série de apresentações musicais de grupos tradicionais do Vale do Jequitinhonha, mostra de filmes e os lançamentos dos livros Canudos, gaitas e pífanos: as flautas do norte de Minas e Cancioneiro do Jequitinhonha: 160 partituras para flauta, de Daniel Lima Magalhães.

Os livros produzidos são resultados do Projeto Canudos, gaitas e pífanos: um panorama da flauta popular no norte mineiro e do Projeto Pífanos do Congado, realizados entre 2006 e 2010. Os projetos representam um marco nas pesquisas musicológicas em Minas Gerais, que envolveu dezenas de grupos musicais do Vale do Jequitinhonha, entre pifeiros, folias e marujadas, nos quais atuam centenas de tocadores.

Daniel Lima Magalhães é Mestre em Música pela UFMG; lutier, especializado na confecção de tambores, marimbas e flautas, entre outros instrumentos; e oficineiro, tendo ministrado oficinas de prática e confecção do pífano em mais de vinte municípios mineiros.

O evento Flautas do Jequitinhonha acontecerá no Pátio do Centro Cultural UFMG dia 11 de dezembro das 18:00h às 23:00h. Contato do Daniel 9972 7206

Serviço
Centro Cultural UFMG
Flautas do Jequitinhonha
Dia 11 de dezembro
Entrada gratuita
Informações 3409 1091


Lançamento do livro sobre os 50 anos faz parte da programação comemorativa ao cinquentenário da UFSC

Será realizado no dia 13 de dezembro, segunda-feira, às 19h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, o lançamento do livro “UFSC 50 Anos – Trajetórias e Desafios“, que faz parte da programação comemorativa ao cinquentenário de criação da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento terá a presença do reitor Alvaro Toubes Prata, do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, dos pró-reitores, diretores de centros de ensino e outros membros da comunidade universitária.

Compartilhar