Livros nas Editoras Universitárias

38ª Feira do Livro vai homenagear Rio Grande e a FURG

A sala Estuários do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) foi palco do lançamento da 38ª Feira do Livro da FURG na tarde desta sexta-feira (3). O tema “Rio Grande em suas Águas” destaca o momento que o município atravessa e também a política institucional. A FURG é voltada aos ecossistemas costeiro e oceânico, e a cidade cresce e se desenvolve pelo mar ou a lagoa. Essas são as razões da escolha do tema.

A Feira vai ser realizada de 27 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011, na praça Didio Duhá, no balneário Cassino. Antes de iniciar a solenidade, o palhaço Bolacha, interpretado pelo ator Lori Neson, fez uma pequena apresentação.

O homenageado desta edição será o professor emérito da Universidade, Eliezer de Carvalho Rios, um dos fundadores e primeiro diretor do Museu Oceanográfico, que leva o seu nome. A Instituição homenageada será o Museu Oceanográfico.

O lançamento teve a presença do patrono da Feira, professor aposentado Marcos Costa Filho, acompanhado de sua esposa, Amélia. Durante a solenidade, ele leu uma de suas poesias, “Mágoas ao Mar”. O professor ficou surpreso e emocionado ao saber que leria em público aquela poesia.

O reitor em exercício, professor Luiz Ernesto Casares Pinto, manifestou satisfação em ver o tema homenagear a cidade e a FURG. “A Feira do Livro é um espaço de leitura, reflexão, critica e de criatividade, mas também de diversão”, assinalou.

Crianças

Algumas novidades foram anunciadas. Entre elas a de que a Rua dos Saberes vai se transformar em Rua das Crianças. Haverá oito bancas no local para o público infantil e infanto-juvenil. O reitor em exercício enalteceu a iniciativa dizendo que a idade da criança é o início da formação do cidadão.

São previstos para o evento o lançamento e a comercialização de livros em 42 estandes de livrarias e editoras, bem como a realização de exposições e oficinas relacionadas ao tema da Feira, atividades lúdico-pedagógicas e apresentações de teatro, dança música e poesia.


Jornal Universitário da UFSC conquista prêmio de biodiversidade

A jornalista Arley Reis, da equipe da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC, ganhou o Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina, criado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc). A reportagem premiada foi publicada no Jornal Universitário com o título Sementes da Conservação (veja em http://www.agecom.ufsc.br/files/2010/09/Jornal_Universitario_UFSC_n410_052010.pdf).

O material que ocupa três páginas recupera a realização do primeiro inventário florístico de Santa Catarina pelo padre Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, aborda a situação atual da cobertura florestal e traz exemplos de trabalhos que dão continuidade ao esforço de conservação da vegetação do Estado. Uma das ações citadas é o “mutirão” empreendido a partir de edital para projetos na área de biodiversidade lançado pela Fapesc  e que permitirá o desenvolvimento de 34 pesquisa sobre esta temática.

A reportagem destaca também duas teses desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC. Uma delas aborda o uso da bracatinga, uma das espécies da Mata Atlântica mais usadas no país para produção de lenha e carvão. Seu corte, proibido pela atual legislação, é exemplo de um conflito entre legislação ambiental e famílias rurais.

O estudo realizado nos assentamentos Putinga, Jangada, Treze de Outubro e São Roque, nos municípios de Calmon e Matos Costa, possibilitou a avaliação dos processos históricos, culturais, ecológicos e econômicos envolvidos com a essa espécie no Planalto Catarinense. E mostra que seu uso contribui para que a maior parte da área dos assentamentos tenha mais de 60% de cobertura florestal, tanto de bracatingais como de florestas secundárias nativas. A pesquisa divulgada na reportagem foi desenvolvida por  Walter Steenbock, com orientação do professor da UFSC Maurício Sedrez dos Reis, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais da UFSC.

A outra tese divulgada na reportagem premiada questiona a visão de que plantações de pinus são um “deserto verde”. O estudo foi desenvolvido pela bióloga Deisy Regina Tres, sob orientação do professor Ademir Reis, do Departamento de Botânica da UFSC. A pesquisa foi executada em parceria com a empresa Battistela Florestal, em fazendas produtoras de pinus em Rio Negrinho, Planalto Norte Catarinense. O trabalho também ligado ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Vegetais comprova que mosaicos formados por talhões de pinus, manchas de florestas nativas de reservas legais e extensos corredores de áreas ciliares formam um ambiente conectado e em processo de restauração da diversidade de flora e fauna.

O prêmio Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina será entregue na próxima terça-feira, 7 de dezembro, durante a na abertura do I Seminário de Valorização da Biodiversidade Vegetal de Santa Catarina.

Saiba mais:
Os premiados:
Categoria Roberto M. Klein
Aluno – Elaine Zuchiwschi
Professor/pesquisador – Karine Louise dos Santos
Jornalista – Arley Reis

Categoria Raulino Reitz
Aluno – Sinara Colonetti
Professor/pesquisador – Sheila Mafra Ghoddosi

Categoria Burle Marx
Jornalista – Débora Luiza Volpi

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas com Márcia Hoeltgebaum (3215-1210 ou 8843-3274) ou Zenório Piana (3215-1227), na Fapesc.