Últimas publicações das IFES versam sobre Letras e Comunicação

Últimas publicações das IFES versam sobre Letras e Comunicação

José Marques de Melo lança livro na UFSJ

 O pesquisador da área de Comunicação, o professor José Marques de Melo estará na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) no dia 26 de março. Convidado pela coordenação do novo curso de Comunicação Social (Jornalismo), Marques de Melo fará o lançamento de seu mais recente livro "Vestígios da Travessia – Da imprensa á Internet – 50 anos de jornalismo", às 19h30, no anfiteatro do campus Dom Bosco. Além de apresentar sua obra, o cientista da comunicação terá , com professores e estudantes, uma conversa sobre o seu trabalho como presidente da Comissão de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Jornalismo, para a qual foi nomeado pelo Ministério da Educação.

Marques de Melo é doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação (Jornalismo) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. Autor de meia centena de livros e coletâneas e de inúmeros artigos publicados em periódicos do país e do exterior, foi fundador e diretor de várias sociedades científicas ligadas ao estudo dos fenômenos da Comunicação. Para o coordenador do curso de Comunicação Social (jornalismo), professor Guilherme Jorge de Rezende, a vinda de José Marques de Melo é "como uma benção" para a nova graduação da UFSJ. "Conheço e convivo com ele há mais de 30 anos. Ele é o principal nome da pesquisa e do ensino de jornalismo no país. Não só pela intensa produção científica, mas pela liderança que exerce. Ele é um modelo para pesquisadores e professores de jornalismo no Brasil. A sua vinda neste momento é motivo de muito orgulho para nós ", explica Rezende.

Livro avalia situação de rádios comunitárias no país

A dissertaçăo de mestrado da jornalista Adriana Lorenzon na Universidade de Brasília (UnB), sobre a situação das rádios comunitárias brasileiras, virou livro: Poder Local No Ar: municipalizaçăo das rádios comunitárias e fortalecimento de esferas públicas locais no Brasil, lançado no último dia 17 de março, no Café Cultural Caixa/Senac.

Pós-Graduação em Letras lança coleção em homenagem a Luiz Antonio Marcuschi

Foi lançada, no último dia 19 de março, no Recife, a Coleção Luiz Antônio Marcuschi, projeto idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE) com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Editora Universitária (Edufpe).

A coleção começou a ser desenvolvida em 2008, buscando destacar a importância da produção acadêmica do professor Luiz Antonio Marcuschi em seus mais de 30 anos de carreira. Para os organizadores, o objetivo maior do projeto é homenagear o profissional notadamente reconhecido em sua área de conhecimento. "Notável não somente porque soube guardar o saber e distendê-lo em novos saberes, como atestam seus inúmeros livros, artigos e ensaios publicados, mas porque contribuiu para formar novos pesquisadores e professores, hoje, profissionais atuantes em todo o Brasil", afirmam Angela Dionísio, Anco Vieira, Judith Hoffnagel e Kazuê Saito Monteiro de Barros, organizadores do projeto e professores do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Integram a coleção quatro produtos distintos – três livros e um DVD – organizados em forma de box. O kit traz uma edição especial do livro "Linguística de Texto: o que é e como se faz", de autoria do próprio Marcushi, publicado originalmente em 1983, além de dois livros inéditos intitulados "Um linguista, orientações diversas – Volumes I e II", obras coletivas, com textos dos seus ex-orientandos, compreendendo os anos de 1978 a 2006.

Também acompanha a Coleção o DVD "Entre a imagem e a palavra: reflexões sobre fala, escrita e ensino", que traz trechos selecionados de algumas palestras e entrevistas que foram dadas pelo homenageado ao longo da sua trajetória intelectual. "Selecionamos, principalmente, passagens em que Marcuschi aborda os conceitos de língua, linguagem e texto", reforça Angela Dionísio, que além de organizadora do projeto é também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Compartilhar