Lula reafirma compromisso com os reitores durante discurso na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Ao participar da abertura da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia nesta quarta-feira (26) em Brasília, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva citou o compromisso que assumiu, em reunião com a Andifes, de resolver a questão da autonomia universitária.

 

Lula enfatizou que presidentes anteriores nunca se reuniram com reitores. “Presidente da República não se reunia com reitor. Eu me reuni todo anos, construindo políticas de educação juntos e ficou muito mais fácil”, ressaltou o presidente. “Só temos uma dívida com eles, que é a autonomia universitária, que ainda temos que resolver”, afirmou Lula.

 

Quando falava sobre possíveis divergências entre Ministérios na construção das políticas, Lula citou ainda a espera pela solução para os Hospitais Universitários, outra reivindicação feita pelos reitores nas audiências com o Presidente, que culminou com a assinatura do decreto nº 7.082, em 27 de janeiro de 2010, instituindo o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Entre outras disposições, o decreto instituiu a divisão igual da orçamentação global dos HUs entre os Ministérios da Educação e da Saúde.

 

O Presidente da República afirmou ainda que investimentos em educação, ciência e tecnologia são prioridades básicas do governo. “Queremos exportar inteligência, conhecimento”, afirmou o presidente, prometendo que em 2011 aumentará o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia.