Maior estacionamento solar em geração distribuída do Brasil será inaugurado na UFRJ

Projeto é iniciativa do Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária, que tem como objetivo racionalizar recursos energéticos da instituição e incentivar projetos sustentáveis pelo país

Na próxima terça-feira, dia 18 de agosto, a UFRJ dará um grande passo em busca da utilização mais eficiente de recursos naturais. O campus da Cidade Universitária passará a abrigar o maior estacionamento solar do país em geração distribuída, localizado no prédio anexo do Centro de Tecnologia. O espaço, de 651,64 metros quadrados, com capacidade para 65 carros, alocará 414 painéis solares fotovoltaicos capazes de gerar 140 mil kWh por ano. Essa energia é suficiente para abastecer até 70 residências com consumo médio de 167 kWh por mês. O investimento do projeto é de R$ 1,6 milhão. Participarão do evento o reitor da UFRJ, Roberto Leher; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o Secretário de Fazenda do estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno; e o presidente da Light, Paulo Roberto Ribeiro.

O projeto faz parte do programa de energia do Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ, iniciativa que utiliza o recurso do imposto ICMS que é cobrado na conta de luz da universidade para implantar projetos sustentáveis no campus da Cidade Universitária. Suzana Kahn, coordenadora executiva do Fundo Verde, explica que países tropicais têm um grande potencial para projetos desse tipo:

– Por conta de nosso enorme potencial hidrelétrico, tínhamos uma posição confortável em termos de energia renovável. Só que esse potencial não é mais suficiente para o atendimento da demanda de energia elétrica no Brasil. Tanto hidrelétricas quanto termoelétricas exercem forte impacto no meio ambiente e enfrentam muitas limitações, como regiões com grande biodiversidade e, ainda, necessidade de amplo sistema de transmissão para grandes centros. Assim, a energia eólica e a solar são as novas fronteiras de fontes renováveis. Com as iniciativas do Fundo Verde, pretendemos demonstrar a viabilidade e eficácia do uso da energia solar.

Os painéis solares permitem a captação da energia, que alimentará a rede da Light. Segundo a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia produzida será descontada nas faturas seguintes. Dessa forma, além de inserir na rede da Light energia limpa e renovável, a iniciativa ainda pretende reduzir o valor dos gastos na conta de luz.

Outra vantagem do projeto é o benefício para reduzir o aquecimento global. Com os painéis, aproximadamente 70 toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser emitidas por ano na atmosfera.

Suzana ainda destaca que o meio ambiente não conflita com o desenvolvimento de uma região e é possível progredir por meio de ações sustentáveis e inovar ao aplicar e fazer bom uso dos impostos recolhidos para medidas objetivas, com eficácia de fácil comprovação. Para Suzana, o estacionamento solar é um dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Verde que podem contribuir para que outras cidades comecem a discutir novas práticas de sustentabilidade.

– As cidades brasileiras têm grandes espaços que poderiam ser cobertos com painéis para gerar energia. Estacionamentos são um bom exemplo, pois podem gerar energia ao mesmo tempo que fornecem sombra aos veículos estacionados.

Sobre o Fundo Verde

O Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ é uma iniciativa revolucionária que propõe transformar o campus da Ilha do Fundão em um polo de projetos de desenvolvimento sustentável, para melhorar a mobilidade urbana e tornar mais eficiente o uso de recursos de energia e água. O orçamento destinado ao Fundo Verde é gerenciado pela Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC), da própria UFRJ, e oriundo da isenção do imposto ICMS cobrado na conta de luz do campus da Cidade Universitária. Com a iniciativa, o Fundo Verde pretende ampliar o debate sobre sustentabilidade em todo o país e inovar no uso de recursos financeiros ao alocar o valor dos impostos recolhidos em medidas concretas, eficazes e de fácil comprovação.

Assessoria de Comunicação do Fundo Verde UFRJ